Bariloche (Argentina) – 8:50hs – Uma virada surpreendente já no primeiro dia de prova. Os neozelandezes do Team Greenpeace viraram o jogo e subiram para a primeira posição. A equipe liderada pelo veterano John Howard saiu do sexto lugar e já alcançou o PC6 na primeira posição. A virada foi no trecho dos cavalos, aparentemente os australianos da Aussie, que vinham em primeiro, cometem algum tipo de erro de navegação entre o PC4 e o PC5.
Mas a grande surpresa desta manhã foi a desclassificação da equipe neozelandesa, Team MapInfo, liderados pelo experiente Mark Foster. O time vinha mantendo uma firme segunda posição até sua desclassificação entre o PC4 e o PC5. O motivo ainda não foi informado pela organização.
Em segundo agora estão os norte-americanos do Team Atlas, seguidos pelo Team Foster’s (Australia), pelos finlandeeses do Team Halti, e logoa após asurpresa local, os argentinos da Equipe Condor, formada por gente da cidade de Bariloche.
A corrida se desenvolve de forma rápida e surpreendente. O tempo continua bom, muito sol, o que deve manter um ritmo estável dos times de ponta.
Quanto aos brasileiros algumas mudanças também aconteceram durante a noite. A Brasil 500 Anos perdeu seis posições durante o trecho final no lago, feito já durante a noite. Só alcançaram o PC3 já a noite e neste momento devem estar chegando a Estância Condor, o PC4, onde se realiza o descanso obrigatório para os cavalos. Já para o Brasil Adventure Team a situação ficou mais complicada. Sairam muito tarde do PC2, na praia em frente e Bariloche, e tiveram que navegar durante toda a noite no frio e no vento do lago Nahuel Huapi. O time conseguiu alcançar o PC3, na transição para os cavalos durante a madrugada.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: dezembro 2, 1999