Foto: Pixabay

Holandês e australiana brilham na Copa do Mundo

Redação Webventure/ Biking

Os Jogos Olímpicos foram o grande assunto na abertura da Copa do Mundo de mountain bike cross-country, anteontem, nos vinhedos de Domaine Chandon, em Napa (EUA). A australiana Mary Grigson e o holandês Bas Van Dooren saíram na frente na corrida por uma medalha, ou seja, pelo título do campeonato que será arrebatado pelo biker de melhor performance e, conseqüentemente, principal candidato ao ouro em Sydney.

Na manhã de domingo, Grigson, que vem da terra das próximas Olimpíadas, rompeu um pelotão de sete bikers nas primeiras voltas da prova. Tomar a dianteira tão cedo poderia ser um grande risco para a australiana, dada as dificuldades do circuito. No encalço de Grigson estavam as favoritas Alison Sydor (CAN, Volvo-Cannondale), atual campeã, Paola Pezzo (ITA, Gary Fisher Saab), Margarita Fullana (ESP, Subaru-Specialized), Laurence Leboucher (FRA, GT) e Alison Dunlap (EUA, Team GT).

Dunlap fez seu ataque, mas só conseguiu chegar dois minutos atrás de Grison. Sydor também apertou o ritmo, terminando 2min10 depois da vencedora. Fullana caiu fora da disputa com um pneu furado. O circuito era seco, empoeirado e cheio de solavancos, o que levou muitos atletas a recorrerem às bikes com ‘full suspension’.

Holandês voador – Enquanto 73 mulheres disputaram a primeira corrida do dia, 139 homens percorreram as sete voltas do circuito domingo à tarde, em menos de duas horas. A principal ausência era o atual campeão, o australiano Cadel Evans, afastado por dois meses após uma fratura na clavícula sofrida durante os treinos da última sexta-feira.

Depois de vencer o Sea Otter Classic, no último fim de semana, Bas Van Dooren era o nome da prova e ele não demorou a tomar a dianteira. O holandês teve companhia na ponta: primeiro, Filip Meirhaeghe (BEL, Subaru-Specialized), depois Miguel Martinez (FRA, Full Dynamix), Michael Rasmussen (DIN, Haro/Lee Dungarees) e Luca Bramati (ITA, Scott), mas ninguém conseguiu ameaçá-lo.

A surpresa foi o terceiro lugar do suíço Marcel Heller (Arrow Swiss Bike), que até então era um desconhecido na Copa do Mundo.

A próxima etapa da Copa acontece no próximo fim de semana, no México.

1ª etapa da Copa do Mundo – resultados

Feminino

1) Mary Grigson (AUS, Gary Fisher/Saab) – 1h56min17

2) Alison Dunlap (EUA, Team GT)- a 1min55

3) Alison Sydor (CAN, Volvo-Cannondale) – a 2min10

4) Paola Pezzo (ITA, Gary Fisher Saab) – a 2min29

5) Chrissy Redden (CAN, Gary Fisher/Saab) – a 2min34

6) Laurence Leboucher (FRA, GT) – a 3min06

7) Barbara Blatter (SUI, Scott USA) – a 3min31

8) Corine Dorland (HOL, Be-One) – a 4min02

9) Sandra Temporelli (FRA, Look/LaPoste) – a 4min49

10) Gunn-Rita Dahle (NOR, DBS) – a 4min58

Masculino

1) Bas Van Dooren (HOL, Be-One) – 2h17min45

2) Miguel Martinez (FRA, Full Dynamix) – a 54s

3) Marcel Heller (SUI, Arrow Swiss Bike) – a 2min01

4) Roland Green (CAN, GT) – a 2min22

5) Bart Brentjens (HOL, Subaru-Specialized) – a 2min59

6) Roberto Lezaun (ESP, Orbea) – a 3min

7) Lado Fumic (SUI, Ritchey-Yahoo!) – a 3min

8) Thomas Frischknecht (SUI, Ritchey-Yahoo!) – a 3min

9) Christophe Dupouey (FRA, Team Giant) – a 3min40

10) Marco Bui (ITA, Full-Dynamix) – a 3min44

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 28, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure