21/01/2000 A vertiginosa descida de uma falésia, ponto alto da etapa de hoje 15a. do rali não foi tão assustadora e a equipe Hollywood Troller pôde comemorar mais um dia bem sucedido e de quebra ganhar mais algumas posição na Novatos. A dupla Arnoldo Jr./Galdino Gabriel manteve a quarta posição, já Cacá Clauset/Amyr Klink subiram uma colocação, estão agora em quinto lugar, e Roberto Macedo/Marcos Ermírio de Moraes também ganharam mais uma posição (11o). A liderança da categoria continua com a dupla
italiana Gomiero/Picchiottino (Nissan).
A especial de hoje, entre Dakhla e Dakhla (352 km), era esperada com ansiedade. Na verdade, os participantes fizeram um circuito oval através das dunas egípcias, saindo do acampamento e retornando no mesmo lugar. Alguns problemas no decorrer do percurso atrapalharam um pouco o time, mas todos resistiram bravamente. O mais sério aconteceu com Clauset/Klink, que tiveram o câmbio quebrado e fizeram a especial praticamente toda em 4a. marcha.
Entre os carros, a vitória ficou com Fontenay/Picard (Mitsubishi Pajero). Schlesser e Peterhansel terminaram empatados em horas, minutos e segundos, respectivamente em 4o. e 5o. lugares. A explicação de Schlesser para o fato reflete bem o espírito da prova: “Somos muito amigos, guiamos de forma muito parecida”. Com seus 600kg de vantagem no peso, os protótipos neste tipo de terreno vão continuar levando vantagem e controlando a prova.
Schlesser continua liderando na geral.
Direto do deserto
Palavra do Cacá
Está faltando pouco. Mais um dia superado. Hoje tivemos um problema no km 70 da especial. O câmbio quebrou e fizemos a maior parte da especial cerca de 280km – em 4a. marcha. Foi o maior susto. Só faltava morrer na praia !!! O começo da especial muitas retas, aliás esse parece ser o rali das retas. Depois muita pedra afiada, e muita gente ficou com pneu furado. Nós tivemos apenas um pneu furado, nossos RA02 BF Goodrich foram uma excelente escolha, mas nada que nos atrapalhasse, pois o sistema rodoar manteve o pneu cheio até o final. Quanto ao desfiladeiro de hoje, impressionante, lindo, mas com certeza não foi a descida mais íngreme que já fiz na vida. Talvez para os franceses …
Muitas grandes equipe aqui estão impressionadas que estamos inteiros. Só para ter uma idéia, a equipe oficial Nissan, que estava com 3 carros, perdeu seu último carro hoje. O primeiro foi naquele acidente horrível, ontem outro Nissan saiu depois de capotar, e hoje o último que restava da equipe oficial fundiu o motor.
Palavra do Arnoldo
Mais um dia completado. Nosso único problema hoje foi um pneu furado. Até agora não vi as dunas de 100m que prometeram. Vi sim encostas de rochas com areia caindo. Dunas como no Ceará não achei aqui não … Quanto ao desfiladeiro de hoje, não foi bem um surf, mas gostei muito, tremendo visual. Mas sinceramente, esperava muito mais dunas, areia e dificuldades que não apareceram ainda, pois aqui anda-se a 100km/h em cima da duna, no limite do carro. Elas não quebram, não tem abismo, é um retão com duna dura. É pé no fundo o tempo inteiro.
Palavra do Roberto Macedo
Estamos firmes eu e meu parceiro com o objetivo de chegar ao Cairo. A etapa de hoje foi linda, paisagens maravilhosas. Hoje passamos um susto: a 20 km do final, queimou um fusível. Perdemos uma hora de cabeça para baixo embaixo do painel até descobrirmos que era o fusível da ventuinha, que refrigera o radiador. Chegou uma hora que pensei em trocar todos os fusíveis.
Fadigatti continua no Hospital do Cairo
O navegador Alberto Fadigatti, que quebrou duas vértebras após decolar numa duna a 100 km/h, permanece internado no Misr International Hospital, na cidade do Cairo, onde chegou ontem. O veterano Fadiga foi submetido a uma série de exames de raio X e tomografia, está em repouso, mas ainda não teve alta. Falando pelo celular Iridium, contou que ainda sente muitas dores. Tive uma melhora, mas as dores ainda são fortes. O médico disse que as vértebras estão muito inchadas, ainda não temos um diagnóstico mais preciso. Não tenho posição para ficar, fico deitado o tempo todo. Segundo o médico, terei de ficar uma semana em repouso absoluto, contou. Fadiga estava ansioso por saber notícias dos companheiros no deserto e ficou muito feliz em saber que todos tinham concluído a prova.
O que esperar de amanhã – Etapa 16 – 22.01.00
Os primeiros quilômetros seguem um caminho sinuoso com algumas dunas e alguns trechos fora de pista para que o oásis possa ser contornado.
A parte final é grandiosa e feérica às margens do lago Wadi-Rayan. A especial contorna o acampamento, passa entre os maciços rochosos e termina no meio do acampamento. Aqueles que ainda estiverem no Rali poderão se aproveitar desse acampamento suntuoso, sem dúvida o mais bonito de toda a prova. Tudo em nome do espetáculo, já que é aqui que os pacotes de turismo oferecidos pela organização se juntam a caravana. Os carros serão vistos em ação e os concorrentes de perto, todos recebidos de braços abertos.
Classificação geral Novatos:
Comentário do Piquet
A etapa de hoje é exatamente igual a um GP quando chega a 2/3 da sua distância. Quem está na frente tem mais é que ser precavido e em vez de procurar aumentar a distância procura só controlá-la. O pessoal que segue ainda tenta um último ataque e é o que os Hollywood Troller estão tentando na sua categoria. Pela frente, agora, apenas mais um dia de prova de verdade, já que a etapa final é apenas proforma. Momento de controlar as emoções e partir frio para evitar surpresas de última hora, exatamente na hora H. Nossos Hollywood Troller continuam seu show e agora, que já tiveram o seu batismo de fogo, fazem também parte da família dakariana.
Este texto foi escrito por: Meg Cotrim
Last modified: janeiro 21, 2000