Alexandre Freitas comenta a prova
E fala de equipes de apoio e PCs virtuais
Uma prova curta e movimentada. Assim será o Litoral 2000 pela definição dos competidores e da própria organização, no briefing de ontem à noite, em São Paulo. No evento, Alexandre Freitas, idealizador do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura (CBCA), divulgou o local de largada na prova, que acontecerá toda na região de Bertioga. O desafio, terceiro do circuito, começa amanhã, às 9h, na Vila Itaguá com cobertura on line da Webventure.
Freitas calcula que a primeira equipe termine a prova em 22 horas e meia. “Acredito que apenas cinco equipes permaneçam na categoria Expedição”, adianta Freitas, organizador da EMA, a primeira corrida de aventura do Brasil, agora também parte do CBCA. “A prova terá diversão para todo mundo, quem nunca competiu e quem conhece bastante esse tipo de evento.”
Calouros e veteranos se misturaram no briefing. Entre os experimentados, destaque para as meninas da Atenah, os bombeiros da Brazil Fireman, a Zip.Net e a Lontra Radical/Timberlan – todos estiveram no Elf Authentique Aventure, a corrida de aventura mais extensa do mundo que, neste ano, aconteceu no Nordeste brasileiro. “Até agora meu pé está ferrado”, conta David Lindo, da Zip.Net.
O mineiro Uriel Santiago, que representou o Brasil nos dois Eco-Challenge (98 e 99), vai fazer sua estréia no CBCA com uma das equipes mais fortes: todos os integrantes são experientes porém eles nunca correram juntos. O time é composto, além de Uriel, por Júlio Pieroni – que esteve no último Southern Traverse – e Carmem da Silva, integrante da Reebok Endurance, a melhor equipe brasileira no Elf.
Etapa por etapa – A prova começa com 4km de trekking e costeira a 100m da BR 111 (Rio-Santos). Depois vêm trechos de mountain bike (8km) e canoagem (10km). Segundo Freitas, o trecho mais difícil da prova deverá ser entre os PCs 4 e 5, cuja navegação será “crítica”. Tanto que todas as equipes que passarem deverão assinar uma lista dos fiscais da prova e, a partir do horário-limite, os bombeiros partirão para o resgate dos ‘perdidos’. “Não tentem dar uma de heróis”, aconselhou Freitas.
Há um trecho em que é possível escolher a modalidade: trekking ou mountain bike. O primeiro corte acontece às 7h: quem estiver no segundo trecho de canoagem cai para a categoria Alternativa; quem estiver no trecho MTB/trekking, cai para a Aventura. Vale lembrar que o horário de corte corresponde ao momento da saída das equipes.
Todos se encontrarão no PC 9, onde acontece a ação social – cada equipe deve distribuir leite em pó e roupas a pessoas carentes. O último trecho será de bike (30km) até um hotel na praia de Guaratiba.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: junho 9, 2000