Um mar de lama. Esta foi a melhor definição encontrada para o cenário dominante da primeira metade da Especial do dia de ontem. Mas os 239 quilômetros do trecho cronometrado, foram enfrentados com muita disposição e até mesmo bom humor por parte dos competidores. Não é para menos, para quem já superou o calor das estepes asiáticas e as longas e entediantes Especiais com mais de 500 quilômetros da primeira metade do Master Rallye, esta etapa nas montanhas turcas é um verdadeiro colírio para os olhos.
Quem mais se atolou e perdeu tempo nas lamas foram os carros, destes o mais prejudicado no dia foi o belga Grégoire de Mevius e seu navegador Jean-Paul Cottret. O Nissan da dupla afundou na lama e ficou preso. Na hora de retirar o veículo uma das laminas do radiador acabou sendo danificada e a dupla perdeu um preciso tempo na recuperação que vinham empreendendo.
Para a surpresa gera, quem se saiu muito bem tanto na primeira metade dominada pela lama, como na segunda parte da especial foram os buggyes da equipe Renault-Schlesser. O vencedor do dia foi o líder do Master Rallye, o francês Jean-Louis Schlesser. Com menos de cinco minutos de diferença ficou o espanhol José M. Servia, companheiro de equipe de Schlesser. O trecho de lama estava realmente muito difícil, parecia querer sugar os carros. Eu tive que pedir para o meu navegador Phillipe sair do carro e ir caminhando na frente em busca do caminho mais duro, contou Schlesser.
A lama também foi o inimigo número um das motos atrasando todos os competidores e aumentando as diferenças entre os tempos. O vencedor do dia foi novamente o italiano Fabrizio Meoni. Consegui me livrar da lama sem maiores atropelos, mas com muita dificuldade. Aproveitei o segundo trecho da Especial, bem mais rápido e técnico para abrir uma boa vantagem para os demais, explicou Meoni. Esta é a sua quarta vitória consecutiva desde que o Master Rallye deixou as estepes para trás. O segundo colocado no dia ficou com o líder na classificação geral Thierry Magnaldi, e a mais de vinte minutos de Meoni veio o terceiro colocado do dia, o alemão Norbert Schilcher.
Hoje o Master Rallye 99 volta para a paisagem desértica e ampla. Serão 666 quilômetros de deslocamento, com 367 quilômetros de trecho cronometrado. Ao final do dia o rali chega a misteriosa cidade de Ancara.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: agosto 6, 1999