O alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz, que tenta chegar ao topo do K2, a segunda maior montanha do mundo com 8.611m, no Nepal, está de volta ao acampamento base (5.100m).
O mal tempo, e a existência de avalanches pelo caminho, fizeram com que o alpinista e a equipe de sua expedição decidissem retornar, em mais uma investida frustrada rumo ao topo.
“Na última sexta-feira chegamos no acampamento 1 (6.050m) morrendo de medo, avalanches imensas passavam ao nosso lado, como se a montanha tivesse perdendo pedaços gigantescos. Imagens de arrepiar…”, explica
Niclevicz
Ouvindo o estrondo – Mesmo depois do susto, o alpinista e sua equipe continuaram subindo rumo ao acampamento 2 (6.500m). A situação porém, parecia complicar ainda mais. Por conta da neblina, o alpinista e seus companheiros não conseguiam nem ver as avalanches, apenas ouviam o estrondo.
Estas dificuldades, somadas a um vento de 80 a 100 km/h fizeram com que se decidisse pelo retorno ao acampamento base. Niclevicz e sua equipe aguardam, mais uma vez, que o tempo melhore para que possam tentar novamente atingir o topo do K2.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 25, 2000