Foto: Pixabay

Mitsubishi ganha recurso e Troller é campeã do Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Passados três meses, a aprovação de um recurso pode causar reviravolta nos resultados do maior rali da América Latina, o Sertões. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) acatou hoje, no Rio de Janeiro, o recurso da equipe Mitsubishi, validando a última especial do rali, realizada no dia 22 de julho deste ano. Com isso, a dupla declarada campeã, Édio Füchter/Luís Tedesco, da Chevrolet Rally Team, perderia o título da geral e da categoria diesel. Os novos campeões do Sertões seriam Reinaldo Varella/Alberto Fadigatti, da Troller.

Na especial, de apenas 21 km pela praia de Parajuru (CE), Füchter/Tedesco teriam “pulado” um trecho e a penalização por não terem cumprido a etapa, revertida em acréscimo de 10 minutos na contagem geral de tempo, tiraria deles a vitória na TTD e no geral. O júri da prova decidiu cancelar a especial e confirmar a Chevrolet como campeã. Mas a Mitsubishi, cuja dupla Guilherme Spinelli/Gilberto Barricatti teria sido prejudicada com o cancelamento da especial, entrou com recurso e transferiu a briga para o TJD. Tendo ganho a causa, por dois votos a um, Spinelli e Barricatti são os novos campeões na TTD (Varella/Fadigatti correram na categoria TT3).

Inédito – Segundo Anderson Nobre, presidente da Comissão Nacional de Rally (CNR), “esta é a primeira vez que um recurso de um rali vai parar no tribunal”. Ele não esteve presente ao julgamento. “Posso dizer o que comentaram comigo, extra-oficialmente. Agora o resultado do julgamento vai a segunda parte envolvida, provavelmente a Dunas, que poderá acatar a decisão ou tem 10 dias para recorrer”, explica. A Chevrolet não poderia participar deste processo por não ser parte diretamente envolvida. A Dunas ainda não se manifestou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Chevrolet, a equipe também não foi oficialmente notificada da decisão e, enquanto isso não acontecer, não tomará nenhuma providência.

A validação da última especial do Sertões também causaria rebuliço no campeonato Brasileiro, já que o rali contou pontos para a disputa do primeiro título nacional. Füchter/Tedesco também venceram esta disputa na TTD, superando outra dupla da Mitsubishi, Ulysses Bertholdo/Norton Lopes.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: outubro 24, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure