Pedal livre plataforma da Kore (foto: Divulgação)
Com a rápida evolução em tão pouco tempo, o mountain bike gerou uma indústria que, no final da década de 80, começava a introduzir bicicletas e acessórios cada vez mais funcionáveis. Nesta época o mercado começou a expandir-se exigindo acessórios com maior resistência, peças mais leves, o que obrigou a indústria a responder com um grande avanço tecnológico.
Quadros feitos com materiais desenvolvidos pela indústria aero-espacial, como o titanium, amortecedores, shifters e todos os outros componentes da bicicleta passaram a ser produzidos em clima de grande concorrência e disputa entre diferentes marcas.
Nos acessórios, os pedal foi um dos acessórios que mais concentrou atenção da indústria. A grande virada foi quando se criou uma versão off-road para o pedal clip do ciclismo. A idéia surgiu no final da década de 80, e foi desenvolvida pela lenda do mountain bike, Greg Herbold. Ele criou o Spd como é chamado o pedal para mountain-bike, que virou um acessório essencial. A partir de então diferentes marcas começaram a desenvolver seus próprios pedais baseados na idéia de Herbold.
Os pedais também evoluíram muito nos últimos anos. Um bom exemplo é o pedal Shimano spd M636 que é o melhor pedal para a pratica do downhill. O M636 tem um formato de pedal livre, mas com o sistema Spd no meio, tornando-o um pedal multi-uso em diversas situações. Hoje existem pedais que chegam a pesar somente 330g, como o Ritchey pro mountain, que é um dos mais evoluídos pedais clip para alta performance.
Existem também os pedais livres que são pedais como todo mundo imagina um pedal. Eles também passaram por uma grande evolução, não tão profunda como os pedais clip. Um ótimo pedal livre é o Kore Plataforma, que como o nome já diz parece uma plataforma dando a incrível sensação de estar com o pé apoiado em um plataforma.
Antes de escolher os pedais para sua bicicleta – Antes de comprar os pedais de sua bicicleta procure pesquisar qual função eles terão para você. Se for para down-hill / freeride procure o Shimano M636. Se você é praticante de cross-country e alta performance, o Rithey pro mountain é o mais indicado. Já o pedal livre que é muito utilizado por atletas profissionais do dual-slalon, bmx e bikerX, eles variam de acordo com seu material. Os melhores são os de alumínio que são resistentes e funcionáveis.
Todos acessórios são importantes mas lembre-se que o que importa é que a sua bicicleta esteja em boas condições, seja o seu objetivo o cross-country, freeride, downhill, cicloturismo, dual-slalon, entre outras práticas de mountain bike.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 23, 1999