Foto: Pixabay

O voluntariado também está presente no Ranger Eco

Redação Webventure/ Montanhismo, Outros, Rafting e canoagem, Trekking

Monitora da Eco Sistema ajuda participantes com a planilha (foto: Carol D'Essen)
Monitora da Eco Sistema ajuda participantes com a planilha (foto: Carol D’Essen)

A terceira edição do Ranger Eco Adventure, que teve cobertura do Webventure, só foi possível pela presença de cerca de 40 jovens voluntários da Eco Sistema, uma organização não governamental (ONG) que operacionalizou o evento para a Ford e Sky.

Criada em 1989, por Demétrius Alexandre de Carvalho, a Eco Sistema está sediada em São José dos Campos (SP) e conta hoje com seis funcionários fixos além de 60 voluntários ativos, com idade média de 20 anos.

Muitos destes jovens buscam o voluntariado pelo ideal de preservação ambiental e conscientização da comunidade enquanto outros vêem a oportunidade de praticar gratuitamente esportes de aventura e ecoturismo, além de conhecer pessoas e culturas diferentes.

Aventura constante – Geralmente o voluntário conhece a instituição antes de se filiar, ou por ter amigos que já trabalham na ONG ou por ter participado de atividades promovidas pela organização. “Eu conheci a Eco Sistema pelo site e fiz a travessia da Serra da Bocaina com eles. Desde então não parei mais” relata Beatriz Vogel, que já trabalha há dois anos como voluntária.

Isto comprova a importância de a ONG se manter ativa, com um cronograma de ações bem planejado para que várias pessoas tenham a possibilidade de participar das viagens, campeonatos e demais atividades, renovando constantemente a equipe da instituição. “Muitos não têm disponibilidade para trabalhar todos os fins de semana, por isso é importante termos um banco de dados com um grande número de voluntários. Quando temos um evento, ligamos de um em um até completar o time necessário”, completa Beatriz.

Todos os voluntários passam por treinamentos de segurança e primeiros socorros antes de operacionalizar os esportes de aventura. “Chegamos na sexta-feira à noite e ficamos em reunião até de madrugada, combinando os últimos detalhes. Além disso, tivemos reuniões todas as manhãs para verificar possíveis melhorias e organizar a equipe”, relata Luciana, uma das novas voluntárias.

Como funciona – Por ser uma ONG, a Eco Sistema não tem lucro nas atividades que organiza. Os custos de transporte e alimentação da equipe, além dos equipamentos de segurança geralmente são pagos com o valor das inscrições dos eventos.

Para quem quer começar a exercer o voluntariado, a melhor fonte de informação atualmente é a internet. “Basta procurar nos mecanismos de busca, tem ONG para todos os interesses”, continua Luciana. “O que não podemos é ficar parados de braços cruzados esperando apenas soluções governamentais, nós também fazemos parte do sistema”, ensina.

Mais informações sobre a Eco Sistema podem ser obtidas pelo site www.ecosistema.org.br. Para conhecer outras ONG´s relacionadas a educação e preservação ambiental, procure-as no www.campobase.com.br


O Webventure realiza esta cobertura com patrocínio de Ford e apoio de By.

Este texto foi escrito por: Vivian Cukier

Last modified: março 19, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure