Paloma escala em Riobamba (foto: Rosita Belinky)
O Brasil não conseguiu a tão esperada vaga no Mundial de escalada esportiva, reservada aos vencedores do Pan-Americano da modalidade, encerrado no último domingo, no Equador. As vagas foram para os chilenos Juan Fernandez e Sara Aylwin. O melhor resultado da equipe de cinco atletas brasileiros – o sexto, Guilherme Zavaschi, desistiu por falta de patrocínio – foi o vice-campeonato de Paloma Cardoso, no feminino. Mas a principal bagagem de volta foi a revolta com a desorganização da competição.
“Apesar de ter sido uma experiência boa porque conheci muita gente, o campeonato em si foi de baixo nível”, diz Ana Makino, que disputou a categoria juvenil feminina e ficou em terceiro lugar. “Gastamos 800 dólares, quando podia ter sido muito menos. A bagunça começou quando nosso vôo de ida foi adiado duas vezes. Passamos um dia inteiro em Buenos Aires e foi dificílimo chegar a Riobamba, local da disputa”, conta a escaladora.
Durante o briefing, os atletas ficaram sabendo que só haveria duas vias (eliminatória e final). “Era preguiça dos route-setters. Mas não era só culpa deles: depois eles nos contaram que quando estavam montando as vias o muro nem estava pronto ainda…”, lembra Ana. “A sala de isolamento era cheia de pó, as vias eram de baixo nível e nem agarras eles tinham – tiveram de comprar na última hora.” O campeonato equatoriano foi improvisado como Pan-Americano porque a Upame (União Pan-Americana de Montanhismo e Escalada) precisava definir as vagas para o Mundial.
O melhor – No masculino, oito competidores chegaram empatados a final, mas Juanjo não deu chances de acontecer uma superfinal. No feminino, Sara, a mexicana Andrea Velasco e Paloma disputaram a semifinal, mas só as duas primeiras conseguiram completar a via. Na final, Paloma e Sara brigaram pelo título, mas a chilena levou vantagem por causa do desempenho na fase anterior.
Este foi o segundo vice-campeonato da brasileira em Pan-Americanos. Em 96, no México, ela perdeu para a porto-riquenha Margarita Martinez, também por uma agarra. Veja abaixo os melhores do Equador.
Pan-Americano de escalada – resultados
Categoria Masculino
1) Juan Jose Fernandez (Chile)
2) Bonfiglio (México)
3) André Berezoski (Brasil)
4) Flávio Cantelli (Brasil)
Categoria Feminino
1) Sara Aylwin (Chile)
2) Paloma Cardoso (Brasil)
3) Andrea Velasco (México)
4) Julia Contean (México)
5) Rosita Belinky (Brasil)
Categoria Juvenil
1) Jaqueline Soto (Chile)
2) Nadia Alencastro (México)
3) Ana Makino (Brasil)
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: novembro 17, 1999