Foto: Pixabay

Pára-quedismo: Brasil tenta entrar para o Guinness

Redação Webventure/ Outros

A tentativa do recorde com 300  em 96 (foto: Divulgação)
A tentativa do recorde com 300 em 96 (foto: Divulgação)

Convidado pela primeira vez a participar de uma tentativa de recorde mundial de formação em queda livre, o Brasil salta entre os próximos dias 1 e 17, na Tailândia, para entrar no Guinness, o livro dos recordes. Os 15 melhores pára-quedistas do país, coordenados por Ricardo Pettená e Rogério Martinatti, vão se juntar a outros 285 atletas do mundo todo para a tentativa de formação em queda livre com 300 pessoas. Contra este experimentado batalhão estão apenas as condições climáticas e a altitude, cerca de 7 mil metros, superior ao Aconcágua, o ponto mais alto da América do Sul.

“A altitude é uma das nossos principais dificuldades. O montanhista sempre tem os períodos de aclimatação, vai subindo aos poucos. O pára-quedista sobe no avião e num instante está a seis mil metros”, explica Pettená. Um dos pioneiros do pára-quedismo no Brasil, o dono da Azul do Vento, de Campinas, selecionou atletas de todo o país. O time tem como principal nome o paulista Pierre Chofard, ex-nº 1 do ranking mundial de skysurf.

O primeiro recorde será o de maior número de pára-quedistas em queda livre ao mesmo tempo, com o lançamento simultâneo de 572 atletas a partir de seis aeronaves Hércules C-130’s, com vôo em formação sobre a cidade de Bangcoc.

O recorde de formação em queda livre será o segundo a ser tentado, com 300 pessoas saltando sobre a cidade de Ubon Ratchathani. Desta vez serão quatro Hércules C-130’s e o time brasileiro estará no avião de número 2.

Cronômetro – Os atletas têm apenas dois minutos para formar a figura, antes dos pára-quedas se abrirem. “A gente nunca sabe na hora se deu certo. Às, vezes um pára-quedista se solta e o recorde não é oficializado”, alerta Pettená. A falta de apenas três atletas impediu que o recorde de 300-way fosse quebrado a três anos, em Anapa, na Rússia. Apesar disto, a formação com 297 pessoas é considerada a maior da história, ainda insuperada. O atual recorde, de 247 pára-quedistas, aconteceu em Illinois (EUA), no ano passado.

A primeira grande formação aconteceu em 1992, nos EUA, quando se conseguiu compor um única figura com 200 pára-quedistas. Caso seja estabelecido o recorde de 300-way na Tailândia, será tentada a formação com 324 atletas ou mais. O evento faz parte das comemorações do 72º aniversário do rei Bhumibol.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: novembro 25, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure