Para quem vive perdendo o fôlego por qualquer esforço, que
tal ficar mais de seis minutos embaixo dágua? Para Karoline Del Toé,
recordista mundial de apnéia estática feminina, com 6m02s, esta é um tarefa relativamente fácil. Ela estará contando esta e outras aventuras amanhã, às 15h, durante o 2º Encontro Náutico Brasileiro, que acontece juntamente ao São Paulo Boat Show 99, maior salão náutico da América Latina, no Expo Center Norte.
Conhecida como a esportista “pulmão de aço”, Karoline bateu o recorde mundial de apnéia durante o Red Sea Dive Off, disputado em julho, no Egito. Ela ficou com a primeira colocação feminina nas três categorias da competição: mergulho lastro constante, com 40 metros, apnéia estática, com 6m02, e o combinado dos dois. Na classificação geral, incluindo os homens, foi quinta na apnéia e nona no combinado.
“Não esperava bater o recorde mundial. Só comecei a acreditar que seria possível quando faltavam apenas 13 segundos, contou.
Além disto, Karoline conquistou a marca sul-americana de mergulho com lastro variável, fazendo 75 metros. Em Nice, na seletiva da equipe francesa para o Red Sea Dive Off ela fez 45 metros, no mergulho com lastro constante.
Para mulheres – Bastante determinada, a mergulhadora espera que mais esportistas tornem-se adeptas de sua modalidade. “Tem muita mulher que tem medo de competir com os homens”, afirmou. Segundo a mergulhadora, apenas 15% dos esportistas presentes no campeonato do Egito eram mulheres. “O mundial a ser disputado em outubro de 2000 terá ranking geral por equipes, o que deverá incentivar homens e mulheres a competirem juntos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 2, 1999