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Regulagem de freios V-Brakes

Redação Webventure/ Biking

Soltando o parafuso de fixação do cabo (foto: Divulgação)
Soltando o parafuso de fixação do cabo (foto: Divulgação)

Muitas mountain bikes já vêm com freios V-Brakes de fábrica, que são mais macios, atuam melhor na frenagem da bike e consomem menos energia do ciclista que os antigos Cantilever. O preço deles hoje em dia já não assusta mais. Várias são as marcas que produzem V-Brakes. As mais conhecidas são a Shimano, a Avid e a Tektro.

Regulagem básica
Com o passar dos quilômetros é normal que as sapatas se desgastem, criando uma distância maior entre elas e a superfície dos aros, tornando a frenagem menos eficiente.

Para uma regulagem mais simples, apenas gire o regulador no sentido horário, que as sapatas se aproximarão do aro (a Shimano recomenda 2mm de espaço entre a sapata e o aro) e os freios ficarão altos de novo. Com o passar do tempo, o cabo do freio vai relaxar. Quando você notar que a distância entre o regulador e o manete for de uns 5mm é hora de esticar o cabo. Observe esta operação na primeira foto.

Troca do cabo
Após algum tempo é normal o cabo ficar muito sujo, com uma mistura de poeira e graxa de relaxado devido ao uso. Um cabo novo, além de ser mais seguro, desliza mais facilmente por dentro dos conduítes e proporciona uma freada mais macia e eficaz.

Cabos custam muito barato. A substituição do cabo deve ser feita periodicamente e com um pouco de habilidade, você mesmo vai poder fazer.

Você vai precisar de:
1) Cabo de aço de freio
2) Chave allen 5
3) Alicate comum
4) Chave phillips
5) Um pouquinho de graxa

<>Para substituir o cabo
1) Solte o parafuso de fixação do cabo com uma allen 5 (observe a Segunda foto). Retire o terminal do cabo usando um alicate.
2) Retire os conduítes e o cabo com cuidado para não perder os o’rings de proteção ou outros componentes do cabo.
3) Desencaixe e retire o cabo do manete

Remontagem
Basicamente, siga a ordem inversa:
1) Deixe o regulador do freio totalmente encostado no manete, mas sem apertar. Encaixe o cabo no manete novamente.

2) Lubrifique o cabo (observe a terceira foto) no trecho em que ele se aloja dentro do conduíte. (use graxa à base de lítio, a automotiva Marfak da Texaco, por exemplo).

* Dica: No final do conduíte, já próximo do V-Brake, existe um caninho curvo (quarta imagem). Dentro desse caninho curvo há um conduíte de plástico que deve ser retirado e limpo. Use para isso o cabo antigo e WD-40. Se tiver ar comprimido, também pode ser usado.

3) Recoloque o cabo, encaixe os conduítes em seus suportes. Não se esqueça de recolocar os o’rings para a proteção da pintura, se houver.

4) Passe o cabo por dentro da sanfoninha que fica entre as hastes do freio e por fim o cabo deve passar sob o parafuso de fixação do cabo. Atenção: Antes de apertar o parafuso de fixação, verifique a distância entre o suporte do cabo e o parafuso de fixação. Normalmente esta distância é algo em torno dos 39-50mm.

5) Enquanto estica o cabo com um alicate, aperte o parafuso de fixação com a allen 5 respeitando a distância. (quinta imagem).

6) Corte o excesso de cabo, deixando uns 50 mm de sobra.

7) Coloque o terminal na ponta do cabo para evitar acidentes.

* Dica: Após a montagem, acione o manete e veja como está o funcionamento, e, se ficou demasiado duro, solte um pouco o cabo junto ao parafuso de fixação.

Distância em mm do suporte até o parafuso de fixação do cabo, para freios Shimano, segundo o Catálogo Shimano 2000:

  • LX – 39 ou mais
  • Deore – 39 ou mais
  • Nexave – 46 ou mais
  • XT – 45 ou mais
  • XTR – 39 ou mais

    Outras marcas de freios têm valores semelhantes a esse.

    Outras dicas:

  • Ao fazer manutenção nos freios ou substituição de cabos, passe uma esponja Scotch Brite ou mesmo uma lixa nas sapatas para melhorar a aderência e eliminar a areia depositada.
  • Mantenha seu aro sempre limpo para prolongar a vida de suas sapatas e ter sempre uma frenagem eficiente.
  • Substitua as sapatas de freio quando suas ranhuras (sulcos) começarem a desaparecer.
  • A sapata de freio deve ficar 1 mm abaixo da boda do aro e jamais deve encostar no pneu.
  • A distância entre a sapata e o aro deve ser de 2 mm.
  • A sapata deve ficar paralela com o aro.
  • Para aros de cerâmica a Shimano produz sapatas apropriadas. Consulte seu mecânico.
  • A inscrição forward indica o sentido de rotação da roda e deve ficar voltada para a frente da bicicleta.
  • Existem diversas marcas de sapatas no mercado. As mais comuns são as Shimano, Ritchey e Kool Stop. Há marcas brasileiras também

    Regulagem da mola

  • As duas hastes do V-Brake, ao serem acionadas, devem trabalhar de forma igual. Ao se pressionar o manete, as sapatas de freio devem tocar o aro no mesmo instante.
  • Para isso, use uma chave phillips para apertar ou soltar o parafuso de regulagem da mola, que fica na lateral externa das hastes (sexta foto). Dica do Alberto: Para visualizar e regular melhor a atuação idêntica das sapatas, retire o pneu e a câmara do aro

    Regulagem do manete
    Muitos manetes possuem um parafuso regulador do seu curso. Serve para ajustar o manete ao tamanho dos dedos do piloto. Girando no sentido horário o parafuso allen 3 (sétima foto) o manete se aproxima mais da manopla.

    Colaborou para esta dica: Alberto Huber, mecânico da Scott.

    Este texto foi escrito por: Marcos Adami, especial para o Webventure

    Last modified: março 20, 2001

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