Soltando o parafuso de fixação do cabo (foto: Divulgação)
Muitas mountain bikes já vêm com freios V-Brakes de fábrica, que são mais macios, atuam melhor na frenagem da bike e consomem menos energia do ciclista que os antigos Cantilever. O preço deles hoje em dia já não assusta mais. Várias são as marcas que produzem V-Brakes. As mais conhecidas são a Shimano, a Avid e a Tektro.
Regulagem básica
Com o passar dos quilômetros é normal que as sapatas se desgastem, criando uma distância maior entre elas e a superfície dos aros, tornando a frenagem menos eficiente.
Para uma regulagem mais simples, apenas gire o regulador no sentido horário, que as sapatas se aproximarão do aro (a Shimano recomenda 2mm de espaço entre a sapata e o aro) e os freios ficarão altos de novo. Com o passar do tempo, o cabo do freio vai relaxar. Quando você notar que a distância entre o regulador e o manete for de uns 5mm é hora de esticar o cabo. Observe esta operação na primeira foto.
Troca do cabo
Após algum tempo é normal o cabo ficar muito sujo, com uma mistura de poeira e graxa de relaxado devido ao uso. Um cabo novo, além de ser mais seguro, desliza mais facilmente por dentro dos conduítes e proporciona uma freada mais macia e eficaz.
Cabos custam muito barato. A substituição do cabo deve ser feita periodicamente e com um pouco de habilidade, você mesmo vai poder fazer.
Você vai precisar de:
1) Cabo de aço de freio
2) Chave allen 5
3) Alicate comum
4) Chave phillips
5) Um pouquinho de graxa
<>Para substituir o cabo
1) Solte o parafuso de fixação do cabo com uma allen 5 (observe a Segunda foto). Retire o terminal do cabo usando um alicate.
2) Retire os conduítes e o cabo com cuidado para não perder os o’rings de proteção ou outros componentes do cabo.
3) Desencaixe e retire o cabo do manete
Remontagem
Basicamente, siga a ordem inversa:
1) Deixe o regulador do freio totalmente encostado no manete, mas sem apertar. Encaixe o cabo no manete novamente.
2) Lubrifique o cabo (observe a terceira foto) no trecho em que ele se aloja dentro do conduíte. (use graxa à base de lítio, a automotiva Marfak da Texaco, por exemplo).
* Dica: No final do conduíte, já próximo do V-Brake, existe um caninho curvo (quarta imagem). Dentro desse caninho curvo há um conduíte de plástico que deve ser retirado e limpo. Use para isso o cabo antigo e WD-40. Se tiver ar comprimido, também pode ser usado.
3) Recoloque o cabo, encaixe os conduítes em seus suportes. Não se esqueça de recolocar os o’rings para a proteção da pintura, se houver.
4) Passe o cabo por dentro da sanfoninha que fica entre as hastes do freio e por fim o cabo deve passar sob o parafuso de fixação do cabo. Atenção: Antes de apertar o parafuso de fixação, verifique a distância entre o suporte do cabo e o parafuso de fixação. Normalmente esta distância é algo em torno dos 39-50mm.
5) Enquanto estica o cabo com um alicate, aperte o parafuso de fixação com a allen 5 respeitando a distância. (quinta imagem).
6) Corte o excesso de cabo, deixando uns 50 mm de sobra.
7) Coloque o terminal na ponta do cabo para evitar acidentes.
* Dica: Após a montagem, acione o manete e veja como está o funcionamento, e, se ficou demasiado duro, solte um pouco o cabo junto ao parafuso de fixação.
Distância em mm do suporte até o parafuso de fixação do cabo, para freios Shimano, segundo o Catálogo Shimano 2000:
Outras marcas de freios têm valores semelhantes a esse.
Outras dicas:
Regulagem da mola
Regulagem do manete
Muitos manetes possuem um parafuso regulador do seu curso. Serve para ajustar o manete ao tamanho dos dedos do piloto. Girando no sentido horário o parafuso allen 3 (sétima foto) o manete se aproxima mais da manopla.
Colaborou para esta dica: Alberto Huber, mecânico da Scott.
Este texto foi escrito por: Marcos Adami, especial para o Webventure
Last modified: março 20, 2001