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Enduro a Pé: entenda essa modalidade

Redação Webventure/ Trekking

Enduro a pé: briefing do Brasileiro de Trekking em 2005 (foto: Elias Luiz)
Enduro a pé: briefing do Brasileiro de Trekking em 2005 (foto: Elias Luiz)

O enduro a pé é um esporte que caminha. Ou seja, a primeira idéia é: ande, não corra. O esporte é desenvolvido em equipes, que caminham na regularidade. Mas, é claro: se estiver atrasado, corra!

Existem algumas entidades nacionais e regionais que tentam unificar o esporte enduro a pé ou trekking de regularidade, como a Liga Nacional de Enduro a Pé, o ranking nacional da Abrapep (Associação Brasileira de Trekking Desportivo) ou mesmo a Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking. Mas a richa entre as organizações e algumas equipes mais militantes é grave ao ponto de ainda não sair entendimento.

No Brasil, o trekking de regularidade ficou conhecido mesmo em 99. Contando nos dedos, tínhamos uma seis organizações. Hoje, são mais de 30 em todo país. A maior parte das competições obedece um regulamento com três categorias – Graduados A, Graduados B e Trekkers. A modalidade é Regularidade, ou seja, a equipe deve respeitar o tempo de passagem nos POstos de Controle em um horário pré-estabelecido.

Algumas organizações, tem mais de 150 equipes participantes, uma média de 800 competidores por evento. As equipes devem ter no mínimo 3 e no máximo 6 integrantes. A idade mínima é de 12 anos completos. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização assinada pelos pais. O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição, sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa.

Cada competição estipula um valor para inscrição. O participante inscrito na Liga Nacional de Enduro a Pé, e devidamente identificado pela carteira da Liga, terá desconto de 20% na taxa de inscrição nas provas que contam pontos para a Liga Nacional.

A prova – Deverá ser fornecida mais de uma planilha por equipe no início da prova, com as indicações de deslocamento, velocidade média, observações e símbolos de referências. Se houver ramificação será fornecida planilha complementar do trecho indicado.

Na planilha deve constar, obrigatoriamente, quatro colunas: tempo, distância em metros, símbolos de referência do sentido a ser seguido e informações complementares. Durante o trajeto os participantes devem usar jalecos ou camisetas dos organizadores, se for solicitado.

Existem, também, informações importantes na planilha como:

  • Tempo – a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências.

  • Distância e Velocidade Média – a equipe calcula a velocidade média horária em cada trecho e a distância em metros.

  • Neutralizados – os pontos em que é dado um tempo livre para parada.

  • Deslocamentos – é definido um tempo para se caminhar no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média.

  • Referências – Indicações de direção a ser seguida, diretamente ou com auxílio de bússola.

  • Provas Especiais – As equipes que passarem pela provas especiais ao longo do percurso ganharão bônus, conforme definido em planilha.

  • Planilha de Ramificação – Só terá o percursos de ida, podendo ter ou não posto de controle no seu final. No mínimo, um integrante da equipe deverá percorrer o trecho descrito na planilha de ramificação. Será estabelecido um tempo para o percurso, nada impede que o seja cumprido antes do previsto.

    O percurso da prova deve ser composto de estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais.

    Além disso, deve haver também os pontos Neutralizados, em que é dado um tempo livre para paradas, descanso e lanches, e de Deslocamento, onde é definido um tempo para cobrir o trecho e as equipes precisam manter a média horária.

    A largada – A saída e chegada são locais pré determinados pela organização da prova. A ordem de largada é estabelecida conforme a chegada das fichas de inscrição e classificação da última etapa. A largada deve obedecer um intervalo de 2 minutos entre as equipes.

    Equipamentos de segurança – A organização do evento deve fornecer os equipamentos de segurança que forem necessários. Mesmo assim, as equipes devem levar os seguinte equipamentos obrigatórios: uma lanterna, cantil, saco plástico para lixo, crônometro, lanche de trilha, kit de 1ºs socorros, bússola, canetas, prancheta pequena, calculadora simples. Não esqueça, o vestuário deve ser prático e confortável: tênis ou bota, blusa de moleton, capa de chuva, calça de moleton ou bermuda, meias grossas, etc. Levar também roupa e calçado para o retorno ao final do dia.

    Recursos e protestos

    Devem ser aceitos recursos e protestos, desde que interpostos ao diretor de prova por escrito até 10 minutos após a chegada ideal do último participante. O protesto de uma equipe a outra será aceito mediante um depósito em dinheiro. E será devolvido se for julgado procedente. Os recursos e protestos serão julgados por membros nomeados pela direção de prova.

    Casos omissos

    Casos omissos no regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de prova.

    Conheça alguns motivos sérios que podem desclassificar uma equipe de uma prova:

  • Bebidas alcoólicas, qualquer tipo de drogas ou estimulantes;

  • Qualquer ato prejudicial aos companheiros da competição;

  • Danos causados a propriedades particulares;

  • Danos causados a natureza;

  • Não passar pelo PC de chegada;

  • Empregar atitudes desleais a outros concorrentes;

  • Levar na equipe algum acompanhante que não seja membro escrito e não tenha sido autorizado pela direção de prova;

  • Usar medidor de distância com odômetros.( só é permitido o uso de pedômetro).

    Penalizações

    Penalizações devem ser aplicadas com a perda de pontos quando:

  • Não passar pelo PC* ou PCs** custará à equipe a perda de 2.000 pontos;
  • Tumultuar o trabalho do PC custará à equipe a perda de 200 pontos;

  • Não respeitar a fila no PC será aplicada a perda de 200 pontos;

  • Não passar pelo PC de ramificação custará a perda de 500 pontos;

  • Não fechar porteiras custará a perda de 180 pontos;

  • Chegar com menos de três integrantes da equipe terá a perda de 100 pontos por integrante.

    Obs.: PC* – Posto de controle, onde são anotados os tempos das equipes.

    PCs** – Posto de controle de senha, onde estão as bandeiras numeradas com senhas à serem anotadas na planilha.

    Vistoria e identificação dos competidores

    Todas as equipes deverão estar às 8hs30 no local da competição. Os competidores serão identificados pelas carteiras de identidade, fichas de inscrição e faixas numeradas que serão anexadas a roupa do coordenador.

    Empates

    Os empates serão decididos, caracterizando a equipe vencedora, quando a mesma tiver maior número de “zeros” nos postos de cronometragem, caso persista o maior números de “um” e assim sucessivamente.

    Se não houver descarte de prova os empates serão decididos considerando-se vencedora a equipe que tiver maior número de vitórias em etapas válidas. Se persistir a igualdade, será considerado o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente (exemplo utilizado no Paulista2000 de Trekking).

    Se houver descarte obrigatório de uma etapa, a equipe vencedora será decidida a favor da equipe que somar o maior número de pontos em “todas” as provas. Se persistir o empate será utilizado a seguir o critério do ítem acima (exemplo utilizado no Paulista2000 de Trekking).

    Este texto foi escrito por: Esdras Martins

    Last modified: março 28, 2000

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