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Resultado de André Azevedo mostra preparação correta do caminhão

Redação Webventure/ Offroad

Chateau Lastour (França) – O excelente resultado do piloto André Azevedo, que garantiu um segundo lugar na classificação geral da categoria Caminhões na primeira especial do rali Paris-Dakar 2001, nesta segunda-feira na cidade de La Chatre (França), mostra que seu Tatra está afinadíssimo para a prova. A etapa teve seis quilômetros num circuito fechado com muita pedra, curvas fechadas e saltos. A prova conta com cobertura on line do Webventure

O brasileiro, da equipe BR Lubrax, ficou apenas dois segundos atrás do russo Kabirov, com um caminhão Kamaz. Essa pequena diferença pode ser considerada muito boa, já que os Kamaz levaram o primeiro e terceiro lugares no último Dakar e são os maiores concorrentes de Azevedo.

“Poderíamos ter forçado um pouco mais para tirar essa diferença e vencer a etapa. Mas como a especial era apenas para definir a ordem de largada do segundo dia de prova, nesta terça-feira em Chateau Lastors, preferimos poupar o caminhão”, explicou André Azevedo.

A boa performance do brasileiro é resultado de mudanças importantes na equipe este ano. O caminhão Tatra de André Azevedo ganhou mais potência (de 620 HP para 645 HP) e está uma tonelada mais leve que no último rali, o Dakar-Cairo, em janeiro de 2000.

“O aumento da potência é resultado dos avanços da fábrica Tatra, na República Tcheca, que vem conseguindo aperfeiçoar os motores”, contou André. “E conseguimos reduzir o peso em 1.000 quilos graças ao nosso caminhão de assistência, que leva boa parte dos pneus, as peças grandes, como eixos, e as ferramentas mais pesadas”, afirmou o brasileiro, que tem como navegador Tomas Tomecek e co-piloto e mecânico Mira Martinec, ambos da República Tcheca. “Mas ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão”, disse André.

Na última edição do Dakar, André Azevedo teve problemas mecânicos no eixo dianteiro de seu Tatra e perdeu o pódio na categoria geral da caminhões por apenas cinco minutos (a diferença para o terceiro colocado). Ele chegou a vencer etapas na prova, mas teve que se contentar com o quarto lugar na classificação final.

André Azevedo, 41, e Klever Kolberg, 38, são pilotos da equipe BR Lubrax e participam do rali Paris-Dakar há 13 anos. A equipe BR Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Nortel Networks, Carwin Acessórios, Eletronet, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Moto Honda da Amazônia, Assohonda, Musashi, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, IBM Brasil, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports e Vista Criações Gráficas e do Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro

Last modified: janeiro 2, 2001

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