Foto: Pixabay

Rio Eco 2000 quer oferecer desafio acessível

Redação Webventure/ Outros

Da esq para dir: Tom Papp e Jean Claude Razel (Alaya)  Marcelo Maciel (Pedal Power) e Laurent Mabre (foto: André Pascowitch)
Da esq para dir: Tom Papp e Jean Claude Razel (Alaya) Marcelo Maciel (Pedal Power) e Laurent Mabre (foto: André Pascowitch)

Mostrar um Rio “desconhecido” para a aventura e estabelecer uma prova de alto nível mas que atenda também aos menos experientes. Este é o desafio do Rio Eco Aventura, primeira corrida multiesporte no estado fluminense, que vai acontecer entre 21 e 26 de novembro próximo, com cobertura on line da Webventure. O lançamento aconteceu ontem, em São Paulo, com a presença das principais equipes da modalidade.

“Será um evento único para descobrir um Rio desconhecido, cheio de surpresas”, planeja Laurent Mabre, um francês campeão de provas internacionais (Raid Galoises 95 e 97, além de segundo colocado no Elf Authentique Aventure 2000, realizado no Brasil). “Descobri esse percurso quando treinava em 95 e 97 para o Galoises. Vi que no Rio não é preciso ir longe para escalar, depois fazer um rapel de mais de 200m e pedalar pela praia, tudo pertinho de casa”, lembra.

Mabre é o idealizador da corrida que acontecerá em trechos Mata Atlântica incluindo orientação, trekking, escalada (via ferrata, ou seja, com cordas fixas, não há escalada livre), mountain bike, ride n’run, caiaque oceânico e natação. No lançamento foi mostrado um vídeo com rapel em Furnas, canoagem na restinga de Marambaia, além do Pão de Açúcar.

Descanso com festa – As equipes deverão ter três atletas, sendo obrigatoriamente uma mulher, e dois assistentes. Novidade: um membro do apoio poderá substituir um titular do time caso haja necessidade. Assim como no Elf, haverá dark zone, isto é, nada de atividades após o fim do dia. Segundo o regulamento, a única exceção é o caso dos times mais atrasados. Haverá ainda uma festa numa das noites, durante a corrida, “para promover a integração dos competidores, pois geralmente na corrida um quer subir em cima do outro”, explicou Mabre, tirando risos de alguns dos presentes ao lançamento.

“A parada noturna permite que os atletas se recuperem e corrijam erros da véspera”, justifica o organizador. “A prova tende a ser mais difícil no início dos dias.” Pensando nos que não querem competir mas conhecer as sensações de um rali humano, foram preparados também dois “percursos VIPs”, um chamado Na Trilha dos Imperadores e o outro, Os Mistérios do Litoral Verde. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rioeco.com ou pelo fone (21) 524-7597.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch e Luciana de Oliveira

Last modified: outubro 4, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure