Foto: Pixabay

Sherpa escala o Everest pela 10ª vez e iguala recorde

Redação Webventure/ Montanhismo

Katmandu, Nepal – Dez vezes no topo do mundo. Este é o feito do sherpa nepalês Appa Sherpa, de 40 anos, que igualou o recorde de seu vizinho e ídolo Ang Rita Sherpa, estabelecido há três anos. Os dois são agora os alpinistas que mais escalaram, com sucesso, o Everest.

Appa chegou ao cume na última sexta-feira (28/05), acompanhando o alpinista americano Ghorghe Dijmarescu. Ele escalou o Everest pela primeira vez em 1989, com uma equipe neo-zelandesa liderada pelo veterano Rob Hall, que morreu num desastre no Everest, em 96. Antes de se tornar um guia profissional em altitude, o sherpa plantava batatas com a família aos pés das montanhas himalaias. Hoje, ele cobra US$ 1.400 para guiar uma expedição ao topo do mundo.

A agitada temporada no Everest foi marcada por vários recordes. Além deste, foi estabelecido o maior tempo de permanência no cume (21h) e um georgiano se tornou o mais idoso a chegar lá. Isso sem falar na polêmica provocada pela descoberta histórica do corpo do alpinista britânico George Mallory. Saiba mais nas matérias abaixo.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 1, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure