Dois modelos de galões para 5 e 20 litros para o transporte seguro de líquidos. (foto: Paulo B. C. Gaiotto)
Durante uma expedição você poderá precisar armazenar água e combustível em recipientes avulsos e armazená-los com o restante da bagagem. Para água você pode usar galões plásticos ou mesmo de metal, mas atente às condições dos galões de metal, para que não contaminem a água com detritos e partículas de ferrugem.
Dê preferência aos modelos de aço inox. A água potável deve ser armazenada sempre em galões perfeitamente limpos que não ofereçam riscos de contaminação. O combustível, que é um componente perigoso, merece toda precaução na hora de ser armazenado em outros lugares além do tanque principal.
O mercado oferece galões importados e nacionais, em lata e aço inox, que são os modelos ideais para o acondicionamento de combustível. Feitos com capacidade de carga de 5 a 20 litros, possuem um sistema projetado para permitir a saída de gases e proteger o conteúdo da entrada de água.
Os recipientes de plástico não são os mais adequados, pois podem provocar acidentes por dois motivos básicos: o primeiro é quando tampa plástica está mal fechada, provocando vazamento do líquido; o segundo é quando ela está muito bem fechada, impedindo a saída dos gases em expansão. Faíscas, um cigarro acesso ou o excesso de calor,podem provocar uma explosão com sérias conseqüências.
Tendo recipientes adequados para cada função, resta saber qual é o melhor local para o armazenamento. Jamais coloque o galão de combustível dentro do habitáculo, pois, além de proibido, se houver um acidente os ocupantes poderão entrar em contato direto com o combustível, que exposto a faíscas poderá provocar uma tragédia.
O bagageiro ou um suporte adequado, que poderá estar fixado nas laterais, ou como é mais comum, instalado na traseira junto com o estepe, são duas soluções quase seguras para os galões de combustível. Não esqueça de prendê-los com corrente e cadeado, prevenindo-se de furtos.
O abastecimento dos galões reserva deve ser feito apenas quando se estiver o mais próximo possível do início de uma trilha, ou de um longo trecho que não tenha nenhum posto de abastecimento. Deve-se evitar circular em rodovias com os galões cheios, mesmo após enchê-los é prudente colocar logo o conteúdo no tanque, assim que houver espaço para isso.
Após o esgotamento de um galão, aguarde um pouco até fechar novamente a tampa, isto facilita a evaporação dos gases remanescentes, evitando que alguém com um cigarro aceso, por exemplo, abra inadvertidamente o galão e tenha uma surpresa calorosa e explosiva. Fique atento com estes detalhes e faça uma boa viagem.
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure
Last modified: janeiro 12, 2001