Festa na chegada do Eco-Challenge 99 (foto: Gustavo Mansur)
Em menos de cinco horas, as vagas para o Eco-Challenge 2000 se esgotaram. A prova acontece em agosto, em Borneo, e apenas uma equipe brasileira conseguiu ser rápida o suficiente para se garantir naquela que é uma das corridas de aventura mais importantes do mundo. Experiente, o time tem, claro, o mineiro Uriel Santiago, que participou das duas edições já realizadas (98 e 99), além de Júlio Pieroni (o capitão) e Eduardo Coelho (apoio), que estiveram no Southern Traverse 99 e Carmen Silva, da equipe Reebok Endurance, a melhor brasileira no Elf.
Os quatro estreiam juntos neste fim de semana, no Litoral 2000, prova que faz parte do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura e classifica para a EMA. Durante o briefing do evento, Uriel conversou com a reportagem da Webventure. Confira abaixo a entrevista.
Webventure – Como surgiu esta vaga para o Eco-Challenge?
Uriel Santiago – Este ano foi diferente dos outros, as equipes não foram convidadas, mas valeu a ordem das inscrições. Foi uma loucura, em menos de cinco horas mais de 300 equipes disputaram as vagas. Por sorte, o Alexandre (Freitas) e o Júlio inscreveram uma equipe brasileira. O Júlio convidou a mim e à Carmem e nós aceitamos de cara.
Webventure – De que forma você viu a participação no ano passado?
Uriel – Foi o meu segundo Eco-Challenge, acho que até fui bem por todas as dificuldades que tivemos. Terminamos em 17º, melhorando dez posições em relação a 98. Espero que agora melhoremos mais dez…
Webventure – Como vocês estão treinando?
Uriel – Fica difícil, com dois em SP, outro em Minas e outro no Rio. Esta será nossa primeira vez juntos. Eu não parei de treinar porque, após o Eco-Challenge (dezembro), fiz outra prova na Argentina, o Raid Aventura. Ficamos em terceiro, havíamos vencido em 98. O Júlio também está treinando há tempos, assim como o Coelho e a Carmem… Vamos continuar no circuito, faremos o Raid Brotas e depois vamos nos encontrar para treinar mergulho, que vai ser modalidade do Eco neste ano.
Webventure – Dá pra se ter uma idéia da região da prova?
Uriel – O clima de Borneo (ilha no oceano Índico, próxima às Filipinas) nos favorece, até a mata faz parecer com a EMA… Os estrangeiros sofrem com o ambiente quente e úmido. Outra vantagem nossa é a experiência, vou estar na terceira participação, o Júlio e o Coelho estiveram no Southern, a Carmem foi ao Elf e fez duas EMAs… Acho que dá pra ficar entre os dez.
Webventure – Por que você não participou do Elf?
Uriel – Eu iria fazer parte de uma equipe argentina mas, de última horas, dois integrantes romperam e acabamos todos desistindo. Foi bom por um lado, porque deu pra descansar…
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: junho 9, 2000