Foto: Pixabay

Rio Iapó

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

O rio Iapó corta em toda a sua extensão o Canyon Guartelá, considerado o sexto maior cânion do mundo em comprimento e o segundo em área verde, o que permite aos aventureiros total integração com a natureza, tendo em ambas as margens formação com rochas de arenito, cachoeiras, além de fauna e flora riquíssimas. Em 92, o cânion foi transformado em Parque Estadual.

Como Chegar:
Partindo de São Paulo: pegar a rodovia Castelo Branco até Tatuí e seguir pela SP-270 até Itapetininga. Depois utilizar a SP-258 em direção a Capão Bonito, passando por Taquarivaí, Itapeva até Itararé já na divisa entre São Paulo e Paraná. Neste último, as referências são Jaguariaíva e Piraí do Sul, seguindo pela PR-151 até Castro e depois são mais de 60km até Tibagi.

De Curitiba: partindo pela BR-376 em direção à Vila Velha até Ponta Grossa. Lá, tomar a direção de Carambeí e Castro pela PR-151.

Comentários:
São 45 km de descida, alternando corredeiras classes 2 a 4. Nas corredeiras de nível 4 são realizados portage, onde o bote é transportado pela margem de um ponto ao outro por meio de um cabo, enquanto seus integrantes atravessam por trilha até o local apropriado para novo embarque.

O rio Iapó é indicado para rafteiros intermediários e experientes, com idade mínima de 18 anos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 20, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure