Trilha Alto do Capivari

Redação Webventure/ Biking

De dificuldade média, a trilha possui 16 km de extensão e leva-se aproximadamente 2h para completar. O percurso inicia-se no Centrinho de Vila Capivari, na esquina das ruas Djalma Forjaz com Macedo Soares. Siga pelo asfalto com o Tênis Clube à direita, até ao Km 0,25.

Saia do asfalto e siga à esquerda na estrada de terra. Com 1,67 – Portal Alto do Capivari III.

Suba pelo asfalto, com 2,25 Km à esquerda, 2,30 Km à direita (água potável), na referência 2,75 Km suba à esquerda (estrada de terra), com 3,50 Km desça à direita e novamente à direita com 3,90 Km na Av. Carlos Alberto Bueno Neto, siga pela estrada até o Km 5. O início da trilha é logo após a tronqueira (feche-a), siga sempre pela trilha principal na crista dos morros.

Saindo do Com 6,75 Km, depois de descer um trecho difícil, virá uma subida forte com 70 m, dentro da mata e depois no campo. Com 7,00 Km, entrocamento com a trilha no alto do morro, à esquerda desce ao Véu da Noiva (caminho mais curto), siga à direita neste roteiro. Com 7,90 Km a Represa do Fojo já é visível. Na altura do Km 8,20, siga pela trilha, à direita no campo até a caixa d’água, contorne-a e desça pela trilha até a represa do Fojo.

No asfalto, com 8,75 Km, o caminho de volta é pela esquerda, seguindo a direita por 900 metros há uma fonte de água potável. Desça o asfalto e no Km 11, vá pela esquerda para Vila Capivari. Com 12,5 saia do asfalto a esquerda na estrada do Véu da Noiva, com 14,75 Praça Beira Rio, novamente no asfalto, suba a esquerda no Km 15,5 e na encruzilhada à direita. Com 16 Km, centro da Vila Capivari.

Comentários:
A partir do Alto do Capivari, a vista de toda região é impressionante, a trilha que segue por quase 4 quilômetros é de beleza singular. No Km 6 o Pico do Imbiri com 1.900 metros está a noroeste (NO) e a oeste (O) o sempre imponente Alto do Campestre com 2.045 metros. Já no Km 7,90 a represa vista de cima do moro, uma excelente foto.

Como Chegar:
Campos do Jordão fica a 184 km de São Paulo. O principal acesso para Campos do Jordão é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), que inicia no entroncamento da Rodovia Carvalho Pinto/Ayrton Senna, na altura do km 310 da Rodovia Presidente Dutra. Esse entroncamento fica no sub-distrito de Quiririm, entre Taubaté e Caçapava.

É uma rodovia sinuosa, turística, com belos mirantes para a região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Abriga dois postos de abastecimentos (km 11 – Poço Grande e km 18 – acesso a Tremembé) e vários pontos de parada com produtos da região e atrações turísticas. A viagem, saindo de São Paulo, para Campos do Jordão tem duração aproximadamente de 2 horas.

O que levar:
Roupas leves, tênis confortável, água no cantil e comida.

Melhor periodo:
O ano todo.

Este texto foi escrito por: Webventure