A bússola é um equipamento fundamental para os trekkers (foto: Trekking e Aventuras)
A bússola é um instrumento destinado a medir ângulos horizontais (azimutes) necessários à orientação no terreno e na carta (mapa). Suas medidas são determinadas por uma agulha magnetizada que indica, por princípios físicos, uma direção chamada Norte Magnético.
A bússola é um equipamento necessário para quem pratica trekking e conhecer seu uso é condição básica para obter perfeita navegação. Apesar de haver vários tipos de bússola, não há diferenças marcantes entre elas, já que todas seguem o mesmo princípio.
Para fins didáticos usaremos como exemplo a Bússola SILVA, uma das mais famosas, que tem seu limbo graduado em graus (0 a 360). Quando trabalhamos com a bússola temos normalmente duas questões básicas:
Onde se está? (na carta)
Quando não há certeza sobre o ponto exato em que se está na carta, a bússola pode ajudar a determiná-lo. Para isso deve-se escolher dois pontos de referência bem característicos do terreno e que sejam identificáveis na carta (morros altos, antenas, etc.).
A seguir, determina-se o azimute entre esses dois pontos e o local onde se está.Ao se transportar para a carta esses azimutes, sua interseção será o ponto onde o navegador se encontra.
a) Coloca-se a seta de navegação apontada na direção do ponto de referência escolhido no terreno.
b) Gira-se o limbo móvel até que a seta de orientação coincida com a agulha que aponta sempre para o Norte.
c) Quando isso acontecer faça a leitura em graus no limbo móvel no ponto da seta de navegação. O valor encontrado é o ângulo do azimute.
Que direção seguir
Para seguir no terreno uma direção (navegar) é necessário obter, na carta, o azimute dessa direção.
a) Coloca-se a bússola sobre a carta, sobre um local plano, de modo que seu lado maior fique ao longo da direção que se deseja seguir, apontando a seta de navegação para o ponto desejado.
b) Gira-se o limbo móvel até que as linhas meridionais fiquem paralelas aos meridianos da carta fazendo com que a seta de orientação aponte para o Norte.
c) Retira-se então a bússola da carta colocando-a horizontalmente à frente do corpo.
d) Nesta posição gira-se o corpo juntamente com a bússola, até que a agulha coincida com a seta de orientação.
e) A direção a seguir estará determinada nesse momento pela seta de navegação.
Observação Na maioria das cartas é necessário introduzir a correção referente à declinação magnética, normalmente indicada na legenda da carta. (Ângulo QM).
Cuidados no emprego da bússola
Evite aproximar-se de campos elétricos ou objetos com massa de ferro pois podem afetar o funcionamento da bússola.
As distâncias mínimas de segurança são:
Este texto foi escrito por: Henrique Carolino, especial para o Webventure
Last modified: abril 12, 2001