Foto: Pixabay

Texas Motor Speedway recebe a 3ª etapa da Fórmula Mundial

Redação Webventure/ Offroad

A prova será disputada em 600 milhas, num dos autódromos mais modernos do mundo.

O Texas Motor Speedway, circuito que recebe a terceira etapa da temporada 2001 da Fórmula Mundial no próximo dia 29, foi alvo de críticas na pré-temporada. O oval de 1,5 milha não era considerado
seguro por alguns pilotos, que exigiam a mudança da prova para o traçado misto, na parte interna do autódromo. Mas, depois de uma rigorosa vistoria, a Cart – entidade que organiza o campeonato – aprovou a pista e a corrida vai ser realizada no superspeedway, em 600 milhas.

A distância que será percorrida – a maior do calendário atual – é o que mais tem animado os pilotos. “Nunca fiz uma prova tão longa com monopostos. A ansiedade para esta corrida é enorme”, comenta o brasileiro Tony Kanaan, piloto da Mo Nunn. “Vai ser uma verdadeira loteria”, conclui. Adrian Fernandez (Fernandez Racing), atual vice-campeão da categoria e um dos pilotos que visitou a pista com antecedência, acredita que não há nenhum perigo excessivo no circuito. “É um superspeedway, como Michigan e Fontana. O risco existe, mas somos pilotos de corrida e isso faz parte. Acho que a corrida será um grande sucesso e os organizadores irão trabalhar para que nossa segurança esteja garantida”, disse Fernandez.

O autódromo, que recebe também as corridas da Nascar e da IRL, é um dos maiores do mundo e possui alta tecnologia, com vinte e um elevador para o público e um revolucionário sistema de iluminação para corridas noturnas. A Cart, aliás, está estudando a possibilidade de realizar a corrida à noite já em 2002.

A prova será disputada em 400 voltas, a partir das 16h00 do dia 29, no
horário brasileiro, com transmissão ao vivo pela Rede Record e Directv. A pista marca a abertura da maior fase de circuitos ovais no campeonato.

A Fórmula Mundial só voltará a fazer uma corrida em traçado misto no dia 17 de junho, em Detroit. Até lá, serão quatro etapas (Texas, Nazareth, Motegi e Milwaukee) e será possível fazer um prognóstico mais correto sobre quem vai, de fato, brigar pelo título da temporada. Afinal, um campeonato como o da Cart, com quatro tipos diferentes de pista (ovais, ovais longos, circuitos mistos e circuitos de rua), exige que o carro se adapte a todas as condições. “No ano passado, vencemos o campeonato porque a nossa equipe soube trabalhar bem em todos os tipos de traçado. O Adrian (Fernandez, vice-campeão) já não teve tanta sorte porque a Patrick falhou no acerto em algumas pistas”, afirma Gil de Ferran.

Até aqui, depois de duas provas, os brasileiros somam duas vitórias
(Cristiano da Matta, no México, e Hélio Castroneves, em Long Beach) e
ocupam as três primeiras posições na tabela de classificação. Cristiano da Matta (Newman-Haas) é o líder, com 37 pontos, seguido pelo atual campeão Gil de Ferran (Penske), com 30, e Hélio Castroneves (Penske), com 27. Tony Kanaan, Bruno Junqueira (Chip Ganassi) e Roberto Moreno (Patrick) também já pontuaram. Além disso, nas últimas três corridas da Fórmula Mundial (incluindo a prova de Fontana, no ano passado), apenas uma das nove colocações do pódio não foi ocupada por um piloto do Brasil: no México, o canadense Paul Tracy ficou em terceiro.

Classificação atual do campeonato:
1 – Cristiano da Matta (BRA/Newman-Haas) – 37 pontos
2 – Gil de Ferran (BRA/Penske) – 30 pontos
3 – Hélio Castroneves (BRA/Penske) – 27 pontos
4 – Paul Tracy (CAN/Green) – 26 pontos
5 – Jimmy Vasser (EUA/Patrick) – 18 pontos
6 – Dario Franchitti (CAN/Green) – 12 pontos
Michael Andretti (EUA/Green-Motorola) – 12 pontos
Tony Kanaan (Mo Nunn) – 12 pontos
11 – Bruno Junqueira (Chip Ganassi) – 4 pontos
14 – Roberto Moreno (Patrick) – 2 pontos

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 25, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure