Show de cores é garantido nos céus de Torres a ‘Capital Brasileira do balonismo’. (foto: Arquivo Webventure)
O 13º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS), a 198 km de Porto Alegre, começa amanhã e se estende até 1º de maio. Durante os quatro dias do evento, são testadas as habilidades dos balonistas ao realizar diversas provas, colorindo os céus da cidade.
Além das tradicionais (Caça a Raposa e Prova do Mastro – Key Grab), este ano haverá também o espetáculo de Night Glow (vôo cativo realizado à noite com todos os balões iluminados) e uma competição de formas.
Torres teve seu primeiro festival em 1989 e, a partir de 1995, com a sétima edição, a cidade ficou conhecida como a “Capital Brasileira de balonismo”.
As provas tradicionais são:
– Caça a Raposa: um balão apelidado de “raposa” decola antes dos competidores e, através de manobras, distancia-se ao máximo do local de decolagem, em um vôo de aproximadamente uma hora, até aterrisar. O balão que conseguir chegar mais perto do “raposa” é o vencedor.
– Prova do Mastro (Key Grab): nesta prova as chaves de um automóvel zero Km são colocadas no mastro e o piloto que conseguir, em pleno vôo, aproximar-se do mastro e pegar as chaves será o vencedor e levará o prêmio para casa.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 26, 2001