Queimaduras são relativamente comuns na vida ao ar livre. Uma fogueira pode ficar fora de controle, um fogareiro pode dar problema e, na pior das hipóteses, você pode ter a infelicidade de ficar preso no meio de um incêndio florestal. Saiba o que fazer.
As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade que penetram na pele e com o tamanho da superfície atingida.
Tipos de queimaduras
Cálculo da superfície corporal queimada (SCQ)
Existe um método bastante simples para se calcular a superfície corporal queimada (SCQ): o Método de Wallace, também conhecido com o Regra dos Nove. Esta regra emprega valor igual a nove ou múltiplo de nove às partes atingidas, nove para cada membro superior, 9% para cabeça, 18% para cada membro inferior, 18% para cada face do tronco e um para genitália. Use-a para estimar o percentual atingido pelo fogo.
Regra dos nove
Cabeça 9%;
Braços 9% cada um;
Tronco 36% (face anterior e posterior);
Pernas 18% cada uma;
Genitália 1%
Gravidade das lesões
As lesões são classificadas quanto à sua gravidade em relação à SCQ e à idade da vítima. Crianças menores de 3 anos a adultos maiores de 65 anos com SCQ maior que 5%, maiores de 3 anos com SCQ maior que 10% e adultos com menos de 65 anos com SCQ maior que 15% são considerados vítimas em estado de risco, devido à gravidade das lesões.
Evacuação das vítimas
As condições a seguir requerem tratamentos com fluidos intravenosos e intervenções cirúrgicas, portanto, a evacuação deve ser imediata.
Formas de tratamento para queimaduras em geral:
Tratamento para queimaduras solares e de primeiro grau
Tratamento para queimaduras em segundo grau
Tratamento para queimaduras de terceiro grau
Lembre-se do ABC da Vida. Verifique as vias aéreas, respiração e circulação. Inicie ventilação artificial ou Ressucitação Cardio-Pulmonar (RCP) se necessário.
Este texto foi escrito por: Pedro Lacaz Amaral
Last modified: maio 4, 2001