Equipe Reebok na chegada do trecho de canoagem: desclassificada por pular PC (foto: Débora de Cássia)
Os desafios já foram muitos e os atletas ainda terão outros pela frente. A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, que está sendo realizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), com cobertura do Webventure, ofereceu hoje uma gama de belos cenários, trechos desgastantes e surpresas.
Os atletas largaram às 8h de hoje do museu Zequinha de Abreu, no centro de Santa Rita, para nove quilômetros de mountain bike. Uma manhã fria deu lugar a um dia de bastante calor, aumentando ainda mais desgaste físico dos competidores.
Depois deste trecho inicial de bike, que contou com aproximadamente 19 quilômetros, os atletas caíram na água para trinta quilômetros de remada, em canoas canadenses. O percurso foi vencido em aproximadamente três horas pela equipe Reebok, primeira colocada até então.
Porém, na chegada do trecho de bike, a surpresa: o time líder havia deixado de passar em um dos PCs (Postos de Controle), o PC2. Segundo os membros da Reebok, a equipe passou de bike por um entroncamento e, ao ver uma grande quantidade de pessoas da organização, achou que se tratava de um PC. Como foram informados de que não precisavam assinar nenhum tipo de lista no local, seguiram rumo ao PC3. A falta custou a desclassificação do time.
A parte psicológica fica derrubada, ainda mais depois de a gente ter remado tanto, explicou Marina Verdine, membro da Reebok, ao lado de Rafael Reyes e Fabrício de Meonni. Mesmo com a opção de seguir na prova sem entrar na classificação oficial, o time preferiu não continuar. Vamos nos poupar, descansar um pouco para as próximas etapas, explicou Marina
Encontrando o jequitibá – Da canoa, os participantes pegaram novamente a bike. No PC5, um jequitibá de 45 metros e três mil anos encantou os atletas, que tiveram de responder o nome e idade da árvore no PC6/AT7 (transição para trekking).
Caminhando, rumo ao ride´n run (um segue a cavalo e dois integrantes vão a pé), muitas equipes se perderam pelas plantações e canaviais do caminho. Entre elas, a Aventura, de Karina Bacha, Alexandre Freitas e José Pupo, atual líder do Circuito. Este não foi, aliás, o único problema encontrado pela Aventura neste trecho da prova. Na saída para o ride´n run, o cavalo da equipe, montado por José Pupo, teve uma reação brusca e jogou o competidor no chão. Pupo não se feriu e, com outro cavalo, continuou a etapa.
Depois dos cavalos, os atletas enfrentaram mais uma etapa de trekking e chegaram à Fazenda São Luís. A primeira equipe a chegar ao local, às 18h, foi a Lontra Radical, seguida pela Tribo dos Pés e NSF/NSD. Elas foram as primeiras também a partir para mais um trecho de bike, que contará com mais de 45 quilômetros e levará, segundo previsões, aproximadamente cinco horas para ser percorrido.
Na madrugada deste domingo, os que estão liderando a prova enfrentarão ainda um trecho de trekking e o rapel de 60 metros de uma ponte por onde passa a linha férrea da cidade. Depois, um dos trechos mais esperados: um trekking por dentro do rio, com a descida de duas cachoeiras. A chegada da primeira equipe ao Clube de Campo, onde se finalizará a etapa, está prevista para acontecer às 9h. Continue conferindo no Webventure todas as emoções da etapa Santa Rita.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 19, 2001