Foto: Pixabay

Subaru de Maurício Neves larga na frente no Sertões

Redação Webventure/ Offroad

Padre dá a benção antes do prólogo... (foto: Luciana de Oliveira)
Padre dá a benção antes do prólogo… (foto: Luciana de Oliveira)

Jandira (SP) – Jean Azevedo, nas motos, Maurício Neves/René Júnior, nos carros, e Alfredo Yan/Emerson Etchebere (caminhóes) vão largar na frente na etapa que inicia o 9º Rally Internacional dos Sertões, amanhã, em Franca (SP), com cobertura on line e oficial do Webventure. Esses foram os mais rápidos no prólogo realizado hoje, em Jandira (SP).

No evento, todos os 86 carros, 42 motos e quatro caminhões que estão competindo andaram por um circuito fechado, a pista de motocross da cidade, em busca do melhor tempo. Na disputa mais esperada, dos carros, muita poeira e pouca diferença. Neves deu sua volta em 2min49s83. O campeão de 2000, Édio Füchter (Chevrolet Rally Team), ao lado do navegador Miltinho, marcou 2min50s87, o segundo melhor tempo. Em terceiro ficou outra dupla da Subaru, Tino Viana/Edu de Paula.

É um bom começo para a equipe que estréia no Rally dos Sertões. Para quem gosta de comparações, no ano passado, Füchter (ao lado de Luís Tedesco) foi o mais rápido e até então esta era a segunda dupla da Chevrolet.

Nas motos, nenhuma surpresa. Jean Azevedo, atual campeão, deslizou pela pista e marcou 2min38s40. O português Paulo Marques foi o segundo mais veloz, com 2min41s32. Thiago Fantozzi fez o terceiro melhor tempo: 2min41s97.

Amanhã serão 551km entre Franca e Patos de Minas (MG). As dificuldades serão imensas para os competidores: a especial de 101 km será em plena Serra da Canastra, a exemplo do ano passado. A região é considerada o trecho mais traiçoeiro de todo o rali. No início, a velocidade será alta, mas na subida da serra começam as dificuldades. “Serão muitas erosões e buracos. Os pilotos
precisarão saber controlar a adrenalina, acelerando forte somente nos
trechos menos perigosos”, conta Eduardo Sachs, que fez o trajeto do Sertões 2001.

O rali terá mais de 5.000 quilômetros no total, até Fortaleza, e conta com 86 carros, 42 motos e quatro caminhões. O percurso irá cortar sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

A cidade de Jandira recebeu os fãs do off-road desde cedo para assistir ao prólogo do Rally dos Sertões. Acelerando as máquinas, os pilotos se preparavam fora da pista de motocross que serviu como circuito para a tomada de tempo: não houve reconhecimento.

Antes da largada da primeira moto, do campeão de 2000, Jean Azevedo, o organizador do evento, Marcos Ermírio de Moraes, reuniu os competidores para um rápido briefing. Ele explicou que dois veículos largariam simultaneamente, cada um percorrendo uma parte diferente do trajeto. Um padre rezou um Pai-Nosso e abençoou a todos antes das máquinas invadirem a pista.

As motos animaram o público, mas a entrada dos carros trouxe mais emoção, com os 4×4 levantando muita poeira no circuito. O protótipo de Valério Valente, que corre com uma Hilux sob a lataria de um carro antigo, levantou a torcida. Outro que teve platéia garantida, incluindo os pilotos mais experientes do Rally foi Wilsinho Fittipaldi, pai de Christian, irmão de Émerson e ex-piloto de F-1, que compete pela primeira vez no Sertões e já mostra que a velocidade está no sangue: foi o oitavo mais rápido no prólogo. Ele comanda uma Mitsubishi L200 ao lado de Audrey Valério.

Poderosos – Os caminhões foram os últimos a entrar na pista e também eram aguardados com ansiedade, já que era curioso imaginar veículos tão grandes passando pelo mesmo caminho cheio de curvas em que as motocicletas andavam horas antes. Por volta das 14h, André Azevedo, campeão em 2000, e Leonardo Vidal largaram para a tomada. Mas o mais rápido foi Alfredo Andrade, com um caminhão Volkswagen, deixando uma grande nuvem de poeira para trás e encerrando o primeiro evento oficial do Sertões 2001.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 7, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure