Foto: Pixabay

Último dia: só festa na chegada a Fortaleza

Redação Webventure/ Offroad

Henry Abreu deu show nas dunas hoje (foto: André Chaco / Webventure)
Henry Abreu deu show nas dunas hoje (foto: André Chaco / Webventure)

Depois de doze dias percorrendo trilhas, estradas e cidades do Brasil, partindo de São Paulo, finalmente a caravana do Rally Internacional dos Sertões chegou a Fortaleza na tarde de hoje. O Beach Park, que fica na praia Porto das Dunas, como em todos os anos foi preparado para a chegada de carros, motos e caminhões. A segunda especial do dia e última do rali, terminou em frente ao parque aquático.

Familiares de pilotos e navegadores se misturavam ao público local para aguardar a chegada dos veículos. Na chegada, não importa muito quem ganhou ou quem ficou lá atrás na classificação, o que vale é ter conseguido completar. Mas até aqueles que nem estavam mais competindo fizeram questão de participar deste final e da festa da chegada.

O público local também compareceu para prestigiar o Rally, aproveitando para tirar fotos, pedir autógrafos e aplaudir os competidores. Todo mundo vira astro.

A 13ª e derradeira etapa do Rally teve duas especiais entre Quixadá e Fortaleza (CE): a primeira foi de 40 km; na segunda, de 6 km pelas dunas, os tempos não foram cronometrados, mas quem não largasse seria penalizado.

Nas Motos, o mais rápido foi Henry Abreu Jr (135/KTM/Super Production), que pela primeira vez venceu uma etapa em 2001. Juca Bala (104/Honda/Super Production) foi o segundo e viveu uma disputa quase particular com Abreu nas dunas de Fortaleza. Henry chegou a ultrapassar Juca e abrir uma distância de 100 metros. Porém, sofreu uma queda e cedeu novamente a ponta. Nada demais: o piloto se levantou e acelerou para o melhor tempo do dia.

O campeão da geral, Tiago Fantozzi (105/Husqvarna/Production) foi apenas o sexto. Como não tinha experiência em navegação por GPS, exigida nesta etapa, adotou a estratégia de andar em grupo. Junto com Dimas Mattos (108/KTM)/Super P), Lely Rebeh Júnior (106/Honda/Production) e Eduardo Archer (125/Honda/Production-Novatos), passou pelos dois Postos de Controle e comemorou ao finalizar o trecho cronometrado.

O resultado foi suficiente para lhe garantir o titulo, com diferença de 31min43 sobre Juca, o vice-líder na classificação acumulada. No total, Fantozzi acelerou por 31h11min08 somando-se todos os seus tempos nos trechos cronometrados deeste Sertões.

Pierluigi Clini (123/Husqvarna/Production) terminou a etapa em terceiro, seguido por José Alexandre Tommaso (137/Husqvarna/Production) – de volta após problemas com a moto – e Mattos. Na geral de Motos, o terceiro lugar após as 12 etapas é de Archer, com Alex Buchheim (11/Suzuki/Production) em quarto e Maurício Fernandes (127/Husqvarna/Super P) em quinto.

Carros – Sétima vitória em etapas para Klever Kolberg e Lourival Roldan (212/Mitsubishi/TT2) nos Carros. No entanto, a boa fase do meio para o fim do Rally não levou a dupla a ficar entre os cinco primeiros da geral: terminou em sexto lugar.

O segundo melhor tempo do dia foi de Andrier Melo/Raul Medeiros (262/Troller/TTD-Novatos), seguidos por Arnoldo Júnior/José Freire (299/Troller/TT2), Guilherme Spinelli/Gilberto Barricatti (203/Mitsubishi/TT2) e Sérgio Magno/Felipe Gomes (277/Chevrolet/TT2-N).

Édio Füchter/Milton Pereira (201/Chevrolet/TT2) ficaram em sétimo e conquistaram o título da geral e da TT2 com a vantagem de 27min48 sobre Spinelli/Barricatti. O tempo total dos campeões foi 24h38min58. “Penso que, quem vence uma especial não é lembrado, mas quem vence o Sertões sim”, declarou Édio. A dupla foi a primeira apenas na etapa 1.

Na classificação geral de Carros, atrás de Füchter e Spinelli ficaram Renê Frederico/Marcus Vinícius (219/Mitsubishi/TTD), Fábio Cosi/Christian Paze (214/Mitsubishi) e Luiz Alexandre/José Maurício (209/Mitsubishi/TT2).

Caminhões Festa para Alfredo Yan/Emerson Etcheberre. Eles foram os únicos líderes, entre os da geral, a chegar em primeiro hoje. No fim, arrebatou o título após 54h01min39 rodando com o Volkswagen 304 nas 12 etapas do Rally. Carlos Salvini não conseguiu desta vez a tríplice coroa, terminando em segundo, 2h08min11 atrás do campeão.

Colaborou: Ricardo Ribeiro

Este texto foi escrito por: Fábia Renata e Luciana de Oliveira

Last modified: julho 20, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure