O incêndio que começou anteontem no Parque Nacional do Itatiaia pode ser controlado até este sábado. A expectativa é da equipe que está ajudando no combate ao incêndio. “Eu sobrevoei o parque hoje à noite e acredito que com a estrutura que temos agora consigamos controlar o fogo”, disse o montanhista Guilherme Rocha, um dos líderes do grupo. “Nossa maior preocupação é com o sentido do vento, que está forte na parte alta e acendeu alguns focos e à noite a gente não pode fazer nada, tem que esperar até amanhã”.
Rocha destaca que não é mais necessária a apresentação de novos voluntários no Parque. “O acesso é muito difícil e só pode ser feito por via aérea. Temos dois helicópteros aqui para transportar pessoas, não adianta mais gente”, explica. A equipe conta ainda com outros dois helicópteros que jogam água sobre os focos de incêndio.
Fogueira, jamais – O montanhista calcula que já tenha sido queimado o equivalente a 300 campos de futebol. O desastre foi provocado pela fogueira acesa por dois visitantes, um de 14 anos e outro de 22, que estavam próximo a Prateleiras. “A vegetação está muito seca, a umidade do ar em 40%, então, por mais cuidado que se tome, sempre se tem problemas provocando fogo. Nesses 13, 14 anos em que sou montanhista nunca precisei acender uma fogueira, não houve nada que um bom fogareiro não resolvesse”, adverte Rocha.
E ele lamenta: “Num incêndio que deve ter tido as mesmas proporções, em 1986, levou quatro anos para a vegetação ficar um pouco mais crescida. A total recuperação neste caso vai demorar muito tempo”.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: julho 20, 2001