Foto: Pixabay

Campos do Jordão: Pés Sujos lidera até agora

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Atletas do Circuito minutos antes da largada (foto: Débora de Cássia)
Atletas do Circuito minutos antes da largada (foto: Débora de Cássia)

Um dia ensolarado em uma das cidades mais frias de São Paulo saudou atletas novatos e experientes em corridas de aventura hoje. A 5a. etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura está sendo realizada em Campos do Jordão. A competição começou hoje às 9h. Às 9h03 largaram os competidores para a mini-corrida, uma prova paralela especial para iniciantes. Enquanto a etapa oficial do Circuito conta com 150 km com trekking, mountain bike, técnicas verticais e bike´n run/ride´n run (dois competidores a pé, um a cavalo e um de bike), a mini-corrida contou com trekking, mountain bike e uma tirolesa.

Na prova maior, o primeiro desafio foi um trecho de 12 km de mountain bike. Logo depois, um pequeno trekking e a primeira técnica vertical do dia: uma escalaminhada na Pedreira Empeve. Um incidente, porém, impediu que todas as equipes fizessem esta parte da prova: Amilton Coutinho, da equipe Grilos, foi atingido por uma pedra quando aguardava para subir na pedreira. “A pedra era do tamanho de um capacete e achatada, pegou bem nas minhas costas”, explicou Coutinho enquanto era examinado pelos médicos da prova. Ele foi levado para o hospital para radiografias e passa bem.

Os competidores que não puderam subir seguiram por uma trilha e continuaram na prova sem maiores problemas. Depois de mais trekking, pegaram as bikes e partiram rumo ao AT3, local onde se iniciou o bike´n run/ride´n run. Na chegada, uma surpresa: a equipe Pés Sujos By de Campos do Jordão foi a primeira completar o trecho, deixando para trás a Scott, do experiente Luiz Makoto e a By Supplex, que conta com a biker cinco vezes campeão brasileira e também moradora de Campos Adriana Nascimento.

Pés sem equipos – “Nós deixamos o cavalo e seguimos de bike. A etapa exigiu muito fisicamente e também na navegação.”, explicou Erivan de Lima, da Pés Sujos. Os atletas saíram para um trekking, pegaram novamente a bike e, no AT4, puderam se reabastecer de alimentos. A pés Sujos foi a primeira a chegar mas, na hora da saída, um problema atrasou o time: faltavam equipamentos obrigatórios e o time ficou impedido de sair. A solução encontrada foi conseguir o que faltava com outras equipes: espelho, canivete, saco de dormir, sinalizador, tudo foi arranjado e a Pés Sujos partiu para o trekking que levará até o rapel e atravessará a noite.

“Agora o bicho vai pegar. Será neste momento que serão definidos os verdadeiros líderes da etapa. Durante a noite, com frio, a coisa não será fácil”, explicou Tom Papp, da By Supplex. Os primeiros a sair para a etapa noturna foram, na ordem, Pés Sujos, Scott e By Supplex. Muitas equipes continuavam perdidas na trilha, ainda no trecho de bike.

Baixas – Duas equipes tiveram problemas sérios e uma já abandonou a prova. A Reebok Impact desistiu depois da perna de 30 km de bike. “O Frabrizio, que é capitão da nossa equipe, caiu no início da etapa de bike antes do ride/bike´n run. Na hora a gente achou que não era tão sério, mas a dor dele foi aumentando muito. Mesmo assim, completamos o trajeto de 30 km mas decidimos abandonar porque o doutor Clemar, médico da etapa, afirmou que seria perigoso prosseguir”, explicou Marina Verdini, integrante da Reebok.

Já a Paramédica encontrou um imprevisto diferente e deu uma lição de solidariedade. Os atletas estavam na trilha, fazendo mountain bike, quando cruzaram com um jipe capotado. Foram verificar e encontraram, dentro dele, um homem gravemente ferido. José Felipe Alloza, que é médico, parou para prestar auxílio à vítima, conseguiu acionar socorro e acompanhou o acidentado até o hospital. O restante da equipe ajudou no processo, mas seguiu em frente. Rodolfo Portella, Márcia Diniz e Marcelus Munhoz seguirão com Felipe. “Nós continuaremos, estamos esperando por ele”, afirmou Márcia.

Continue acompanhando a cobertura Webventure na etapa Campos do Jordão. Quem terminará primeiro o temido trekking noturno? O que os atletas acharão do rapel à luz da lua? Confira, amanhã, todas as novidades.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: agosto 4, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure