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Piloto de moto morre no Master Rallye

Redação Webventure/ Offroad

Servia e Lurquin saem ilesos do buggy (foto: Press/www.master-rallye.com)
Servia e Lurquin saem ilesos do buggy (foto: Press/www.master-rallye.com)

O Master Rallye, segunda prova mais importante do calendário mundial da modalidade, fez uma vítima na etapa de ontem (08/08). O piloto de moto John Deacon (BMW) morreu num acidente na Síria, durante uma especial. Ele era o líder na sua categoria e estava em terceiro lugar na classificação geral. No quilômetro 285 da especial, sofreu uma queda. Chegou a ser socorrido pelo helicóptero dos paramédicos, mas já estava morto.

O organizador do Master Rally, René Metge, divulgou um pequeno comunicado no acampamento dos competidores, onde escreve (leia abaixo, na íntegra): “Hoje perdemos um dos príncipes do off-road, John Deacon. Ele ficará marcado pela sua doçura. Por ele, o Master Rallye faz um minuto de silêncio”.

Drama – Outro acidente envolveu Jose Maria Servia. O buggy que ele dirigia capotou entre o PC 2 e o PC 3. Ele e o navegador Jean Marie Lurquin nada sofreram, como mostra a foto. O trecho foi complicado, com planilhas confusas em trechos com muitas estradas paralelas, beirando abismos.

“Foi um vale tudo para os navegadores”, definiu o brasileiro Alberto Fadigatti. “Foi a pior especial da minha vida, nunca peguei tanto caminho errado como hoje.” Ele e o piloto Reinaldo Varela, únicos representantes do país no Mundial, também se perderam, mas terminaram em segundo e se mantêm na liderança da sua categoria, a T3.2. Amanhã o rali prossegue na Jordânia. A prova termina neste sábado, em Petra (Jordânia), depois de quase 6 mil km de percurso, passando por seis países.

Na etapa, a vitória da geral de Carros ficou com a dupla francesa Schlesser/Magne (Buggy Schlesser), que continua na liderança. Jutta Kleinschmidt e Andreas Schulz (ALE/Mitsubishi) permanecem em segundo. Nas Motos, o italiano Marco Borsi (Honda) foi o mais rápido, mas o finlandês Kari Tianen (KTM) permanece em primeiro na classificação acumulada, com Giovani Sala (ITA/KTM) em segundo e Borsi em terceiro.

Planilha para jogar fora – A grande reclamação do Master Rally tem sido os constantes erros das planilhas, que orientam os competidores. “Podia pegar a planilha e jogar fora, pois só deu para navegar de GPS. Eram muitas estradinhas paralelas indo para lugar nenhum. Todos se perderam. Era um festival de carros parados, uns indo para a direita, outros para a esquerda. Tivemos muita sorte pois a maioria das nossas tentativas deram certo, mas perdemos muito tempo. Achei que não chegaríamos”, comentou Fadigatti.

“Tivemos até de subir uma montanha para achar o caminho olhando de cima. Foi até engraçado. Teve uma hora que a dupla Benielli/Duilhe parou do nosso, saiu do carro rindo e falando: Hoje tá difícil. Esta planilha não bate com nada…. Por duas vezes o Varela salvou o dia, foi na intuição e achou o caminho.”

Mesmo com tantas confusões, os brasileiros ampliaram mais 3 minutos sua vantagem em relação a dupla francesa Piccini/Cahuet (Toyota), e estão com 43 minutos na frente. Para relaxar, Varela e Fadigatti foram conhecer as ruinas de Palmyre e andar de camelo.

Leia o comunicado original da organização do Master Rallye sobre a morte de John Deacon:

“Dear Friends,

Today we lost one of the Off-Road Princes, John Deacon. For many of us a joyous friend, who overcame every enterprise. For us all, for me, he will remain an example of kindness. We miss John already.

For him, the Master Rallye family will observe a moment of silence.

René”

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 9, 2001

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