Foto: Pixabay

Entenda o paraquedas

Redação Webventure/ Páraquedismo

Velame principal aberto (foto: Reprodução)
Velame principal aberto (foto: Reprodução)

O paraquedas é um dispositivo de desaceleração. Em queda livre, a velocidade média chega a 200 km/h e, quando o equipamento é acionado, o invólucro do paraquedas principal se abre, o pilotinho salta para fora e é exposto ao vento. O próprio pilotinho faz o papel de retirar o paraquedas de dentro da bolsa. O vento se encarrega de fazer a abertura do velame, o paraquedas propriamente dito.

Quando aberto, suas células – nove no principal e sete no reserva – se enchem de ar e possibilitam que o paraquedista escolha o local de pouso através dos batoques, virando para a direita e esquerda. O vento ideal para o pouso é o vento de nariz, ou seja, pousar de frente para a direção do vento

Características
Tecido: nylon;
Células: nove no paraquedas principal e sete no reserva;
Medidas: próximo a 3,5 metros x 7 metros.

Tamanhos
Quanto maior a experiência do paraquedista, menor pode ser o tamanho de seu paraquedas. Os velames maiores são indicado aos alunos, por serem mais lentos, minimizando assim as manobras bruscas e chances de erros para uma navegação e pouso mais seguros.

Os atletas mais experientes podem utilizar velames menores e mais rápidos (radicais). Porém, esses velames exigem domínio e concentração, principalmente em manobras velozes próximas ao chão.

O velame é outro nome dado ao paraquedas. Usado antes da popularização do paraquedismo, era feito de seda. Só a partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a necessidade de muitos paraquedas para o lançamento de tropas e, com o alto preço da seda, surge o paraquedas de nylon, mais resistente e barato.

Os velames redondos (os T-10 e T-U) foram usados até o início da década de 70. Com investimentos das empresas norte americanas, o paraquedismo começou a evoluir mais rápido, foram desenvolvidos equipamentos mais modernos, usados até hoje. Atualmente, os velames são de formato retangular (quadrado) e totalmente dirigíveis, o que permite pousar com segurança no alvo e sem impacto, pois dispõe de freio aerodinâmico.

Velame principal
Este velame, utilizado em todos os saltos, é fabricado com diversas características, de acordo com a finalidade. Para alunos em instrução e paraquedistas com poucos saltos, são indicados velames maiores, pois são lentos e garantem uma navegação tranqüila e pousos mais suaves. Já atletas experientes podem utilizar velames menores e mais rápidos, que permitem ao paraquedista realizar manobras mais velozes próximas ao solo.

Modernidade
Atualmente, a maioria das fábricas de paraquedas utilizam mesas de corte (de nylon) à laser, mesas digitalizadoras e os mais avançados softwares para projetos e testes de design. Cada equipamento ou paraquedas passa por uma série de testes para assegurar seu funcionamento e durabilidade.

As marcas mais conhecidas são Vector, Mirage, Javelin, Atom e Racer.

Este texto foi escrito por: Romena Coelho

Last modified: fevereiro 8, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure