Pedra do Baú: desafio recompensado com muita beleza (foto: Tom Gridi Papp)
A Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí (SP) é uma das principais atrações no estado de São Paulo para quem gosta de escalar e de contemplar belas paisagens nas alturas. O Webventure reúne abaixo as principais dicas enviadas por internautas em mais um Eu Fui.
Aproveite para saber o que pessoas com espírito de aventura e de diferentes graus de experiência têm a dizer sobre o local. E, se sentir uma grande vontade de você também visitar a Pedra do Baú, saiba tudo sobre este destino no Destino Aventura. Confira agora as dicas!
Beleza como recompensa – “Fui com uma turma de amigos e meu namorado. Aconselho a todos, principalmente os com menos experiência, a irem com uma turma grande e com alguém que já tenha feito esta aventura. A subida pela trilha até a Pedra é extremamente cansativa mas a paisagem, muito bela, compensa. Em cada lugar que você passa, há muitas árvores e ar puro. É bom estar preparado para enfrentar algumas subidas bastante íngremes durante a caminhada.
A chegada ao topo, depois da escalada no lugarzinho mais alto, é uma maravilhosa a recompensa. A vista é linda demais: de uma parte você vê São Bento do e do outro um pouco de Campos do Jordão e ainda o Sul de Minas. É muito gostoso ficar lá em cima relaxando, vendo o pessoal de asa delta, outros escalando o Bauzinho. Aconselho a todos que têm o espírito aventureiro irem conhecer!”
Dica enviada por Vanessa Moreti
O que levar e cuidados especiais – “Prepare uma pequena mochila, com água, pelo mesmo meio litro por pessoa, um lanche leve, frutas, barras de cereais e um sanduíche vai muito bem com um suco natural. Não se esqueça de levar uma blusa.
Na trilha de acesso ao Baú, como há bastante descida, tome cuidado para não torcer o pé. Nas vias ferratas, que dão acesso ao topo da pedra, preste atenção nos pés e nas mãos, movimentando somente um membro por vez, sempre mantendo três pontos de apoio. Na descida os movimentos e posição do corpo é o mesmo da subida, só que o desgaste físico e menor, e para algumas pessoas o emocional é maior.
Na trilha de volta haverá duas subidas bem íngremes, diminua o ritmo da caminhada e guarde um pouco de água para volta. No mais aproveite este lugar singular no estado de São Paulo. Lembre-se que sempre é mais seguro contar com a presença de um guia.”
Dica enviada por Rodrigo Abrantes
O caminho da Pedra – “Para quem for de ônibus, não perca a oportunidade de fazer uma caminhada bem legal para chegar até o Complexo do Baú. Vá seguindo as placas saindo da rodoviária de São Bento de Sapucaí, até chegar na estrada que leva ao Paiol
Grande (acampamento de férias localizado a seis quilômetros de São Bento)
Se você tiver sorte pegue uma carona, até uns quatro quilômetros, onde você vai encontrar um camping ao lado direito da estrada, entre no camping e siga em sentido a pedra Ana Chata, cruzando um riacho logo a frente. A partir deste ponto siga as trilhas sempre a direita, volta e meia atravessando porteiras, você estará seguindo diretamente ao meio da Pedra do Baú e Ana Chata e logo encontrará um estacionamento.
Aí, é só subir as trilhas a direita ainda em direção as pedras, contorna-las se quiser ou seguir as trilhas que já estarão sinalizadas e bem claras. Caminhar desde São Bento é bem cansativo mas para quem tem tempo e adora um trekking, é imperdivel.
Dica enviada por Rodrigo Sanches
Participe agora mesmo da enquete que está no Webventure e escolha o tema do próximo Eu Fui. Até Mais!
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia
Last modified: agosto 30, 2001