Foto: Pixabay

Ricardo Sperafico vence GP da Bélgica

Redação Webventure/ Offroad

Ricardo Sperafico conquistou neste sábado sua primeira vitória na
F-3000 Internacional. O paranaense da Petrobras Junior liderou a penúltima etapa, o GP da Bélgica, em Spa-Francochamps, de ponta a ponta. Seu companheiro de equipe, o amazonense Antonio Pizzonia, rodou durante a bandeira amarela na terceira volta e caiu para as última posições.

Em excelente corrida de recuperação, o amazonense terminou em oitavo. O segundo lugar ficou com o inglês Justin Wilson, que conquistou por antecipação o título da categoria, seguido pelo brasileiro Ricardo Maurício.

“A vitória estava engasgada!”, comemorou Sperafico que, em seu terceiro pódio na temporada, fez o hino brasileiro ser tocado pela primeira vez este ano na F-3000. Quando Pizzonia venceu o GP da Alemanha, em julho, ouviu-se o hino inglês já que a carteira de piloto do amazonense foi expedida na Inglaterra.

“A pista estava boa e o carro estava rápido. Só choveu quando eu estava cruzando a linha de chegada. Deu tudo certo em Spa e finalmente venci!”, acrescentou Sperafico, dizendo ainda ter “lavado a alma”. O brasileiro conseguiu manter vantagem de pelo menos quatro segundos do segundo colocado, Justin Wilson, que foi campeão com uma etapa de antecedência.

Devido à pista úmida, a largada aconteceu com bandeira amarela. Logo que o safety car deixou a pista, Mark Webber bateu forte na curva Eau Rouge, machucando o pé direito, o que provocou nova bandeira amarela. Ainda com a bandeira amarela, quando é proibido fazer ultrapassagens, Pizzonia rodou quando aquecia os pneus e caiu para o últimas posições, sendo obrigado a fazer uma corrida de recuperação.

Apesar de ter ficado na oitava posição, Pizzonia manteve a quinta posição no campeonato, com 22 pontos. “Acelerei muito e derrapei. Podia ter conseguido um resultado melhor”, disse o Jungle Boy.

Sperafico, que chegou a 20 pontos, ocupa o sexto lugar. O título simbólico de melhor estreante na categoria será decidido entre os pilotos da Petrobras Junior em Monza, última etapa do Campeonato Internacional de F-3000, no dia 15 de setembro.

Resultado da do GP da Bélgica:

1) Ricardo Sperafico (Bra / Petrobras Junior)
2) Justin Wilson (Ing)
3) Ricardo Maurício (Bra)
4) Tomas Enge (Tch)
5) Marc Goosjeans (Bel)
6) Sebastien Bourdais (Fra)
8) Antonio Pizzonia (Bra / Petrobras Junior)
19) Mario Haberfeld (Bra)

Classificação do campeonato:

1) Justin Wilson (Ing), 65 pontos CAMPEÃO ANTECIPADO
2) Mark Webber (Aus) 39
2) Tomas Enge (Tch), 39
4) Sebastien Bourdais (Fra) , 26
5) Antonio Pizzonia (Bra / Petrobras Junior), 22
6) Ricardo Sperafico (Bra / Petrobras Junior), 20
7) Bas Leinders, 14
8) Ricardo Maurício (Bra), 13
9) Darren Manning, 09
10) Jaime Mello (Bra), 08
10) David Saelens (Bel), 08
10) Patrick Friesacher (Aut), 08
13) Stéphane Sarrazin, 04
14) Mario Haberfeld (Bra), 03
15) Giorgio Pantano, 02
15) Joel Camathias, 02
15) M. Goossens (Bel), 02
18) Fabrizio Gollin, 01
18) Andrea Piccini, 01 ponto

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: setembro 4, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure