Foto: Pixabay

Elenilson da Silva viaja segunda-feira para Berlim

Redação Webventure/ Parceiros

Elenilson ao vencer os 10 mil metros no Pan Americano de Winnipeg (foto: )
Elenilson ao vencer os 10 mil metros no Pan Americano de Winnipeg (foto: )

Depois de conquistar várias medalhas em corridas de pista, inclusive o Ouro nos 10 mil e a Prata nos 5 mil metros nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá, 1999), o matogrossense Elenilson da Silva agora quer ganhar as ruas.

A estréia em percursos maiores foi na Meia Maratona Internacional do Rio, em agosto último, quando ele garantiu o quarto lugar com o tempo de 1h05m20s. Elenilson, desta vez, se prepara para um desafio maior ainda: correr a primeira maratona de sua carreira, em Berlim, no dia 30 de setembro.

Na próxima segunda (24/09) ele estará embarcando para a Alemanha.

Os 42 Km não assustam o atleta de fala mansa e jeito tranqüilo que declinou o convite feito pela CBAt para integrar a equipe que vai representar o Brasil no Mundial de Meia Maratona, em Bristol, na Inglaterra, em 7 de outubro.

“Eu venho treinando há algum tempo para correr a Maratona de Berlim e o Mundial de Meia Maratona será logo em seguida, não haverá tempo para o descanso necessário entre uma prova e a outra, explica.

Morando em Maringá, onde treina sob a orientação do técnico Humberto Garcia, Elenilson corre atualmente cerca de 210 quilômetros por semana e alia o treinamento pesado à boa alimentação, a boas noites de sono e ao descanso bem dosado. Sem patrocínio, depois de três anos no Vasco da Gama(de 98 a 2001), os únicos apoios que tem hoje são da Mizuno, que fornece todo o material esportivo: tênis, roupas, etc.; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que libera as pistas para o treinamento; e da CBAt, que dá uma pequena ajuda de custo ao atleta.

Durante o tempo que vestiu a camisa com a cruz de malta, participou de 14 provas importantes de pista. Foi campeão em 11; em duas foi vice e terceiro colocado em apenas uma. Esse ano, também foi o melhor nos 10 mil e nos 5 mil metros do Troféu Brasil de Atletismo, disputado em julho, pouco antes da Meia Maratona do Rio.

Após a estréia em Berlim, onde espera um bom resultado, Elenilson pretende passar uns dias na casa dos pais, em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, pescando e tocando viola para recarregar as energias. Mas serão apenas duas semanas de sossego. Em seguida, ele retorna aos treinos em Maringá, que serão direcionados para duas corridas de rua importantes do circuito brasileiro de 2001: a Volta da Pampulha, no final de outubro, e a São Silvestre, na virada do ano.

Este texto foi escrito por: Harry Thomas

Last modified: setembro 22, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure