Uma aventura para todos explica Hubert Auriol (foto: Divulgação/dakar.com)
Não deixe o sonho se realizar sem você. Este é o slogan para a edição 2002 do Rally Paris-Dakar, maior prova off-road do do planeta, que promete agitar o fim de ano dos amantes da poeira e da velocidade. A competição terá início no dia 28 de dezembro, na cidade francesa de Arras. De lá, os pilotos partirão para Paris e, em seguida, para Narbonne. Os competidores passarão o réveillon, depois de terem disputado a última especial do ano, em Rabat, na Espanha.
Embora o percurso na África ainda não tenha sido divulgado pelos organizadores, é lá que encontram-se os maiores desafios para pilotos e navegadores de carros, caminhões e motos. Dunas enormes, muita poeira, acampamentos no meio do deserto além do constante medo de ataque guerrilheiros já fazem parte da história do Paris-Dakar na etapa africana. A chegada acontecerá no dia 13 de janeiro, em Dakar, capital do Senegal. Os detalhes sobre o percurso final só serão divulgados no início do mês de novembro.
Em sua 24ª edição, a organização do Paris-Dakar dará um apoio especial para os novatos e amadores, pessoas que participam do maior rali do mundo mais para aprender do que para disputar colocações. Além de promoções e descontos para as inscrições dos novatos, a organização também procurará, para 2002, uma simplificação das regras, o que deve agradar também os competidores mais experientes.
O Paris-Dakar 2002 será mais do que uma prova de resistência, capacidade, inteligência e coragem. Será uma prova em que chegar ao final já poderá ser considerada uma grande vitória e uma conquista pessoal, explica Hubert Auriol, organizador do rali.
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia
Last modified: setembro 28, 2001