Raux Corinne da Ertips: equipe decidiu largar antes (foto: Rodrigo Holanda)
Inconformados com o atraso da largada, os franceses da equipe Ertips, Champagne Aventure, CSC, além dos espanhóis da Xtreme, resolveram sair do trecho inicial as 6hs (horário marcado), mesmo sem a aprovação dos organizadores. Junto com eles, partiram os brasileiros da Sakakuia.
Estávamos todos inconformados com o atraso da largada e os estrangeiros resolveram sair. Pegamos e fomos atrás deles, disse Gustavo Sampaio, integrante da Sakakuia. Aconteceram duas largadas. O restante das equipes saiu as 6h50 e não se sabe qual foi a largada oficial. A ordem de chegada em cada PC e ao final da corrida não poderia mais ser usado para atribuir colocações.
Se contados ambos os tempos, a história será mais tranqüila. Porém, falou-se muito em penalidades para as equipes da primeira largada, que seguiram para Barra de São João mais cedo. A Ertips foi a primeira a chegar do último trecho, um kayak de 28 km. Logo atrás, pareceram os espanhóis da Xtreme.
Quem está de volta na competição é a Ilha Bela Adventure, que na segunda etapa da competição prestou socorro a um grupo na Serra dos Órgãos, perdendo assim muito tempo. Os resultados devem demorar a sair. Não há uma classificação oficial de cada etapa e inclusive os atletas têm muitas dúvidas.
Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda
Last modified: setembro 27, 2001