Foto: Pixabay

Fogo destrói vegetação e mata animais na Chapada

Redação Webventure/ Destino Aventura, Outros

Belíssimas paisagens da Chapada ameaçadas pelo fogo (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)
Belíssimas paisagens da Chapada ameaçadas pelo fogo (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)

Animais silvestres foram mortos e grande parte da vegetação de diferentes pontos da Chapada Diamantina foi destruída por um incêndio que começou na tarde de sexta-feira (05/10). Vários focos surgem a cada instante em diversos pontos do Parque Nacional da Chapada, deixando voluntários das brigadas, bombeiros e técnicos do Ibama sem condições de socorrer em tempo todos os locais em chamas. Um helicóptero com tanque de água acoplado chegou ontem à região. Os bombeiros esperam mais um hoje (07/10).

Os dois aparelhos, além de identificar os focos e jorrar água sobre as chamas, transportarão com mais rapidez os bombeiros até as áreas do incêndio. Grande parte delas está localizada em pontos de difícil acesso. A pé, leva-se até cinco horas para alcançar esses pontos.

Tempo quente – Ainda não há dados sobre quantos hectares de mata o fogo consumiu, pois os focos vão surgindo a todo momento em pontos diferentes da reserva. Apesar do tempo quente na Chapada, em torno de 38º C durante o dia, moradores da região suspeitam que os incêndios sejam criminosos, devido à grande freqüência dos focos.

Até ontem, as áreas mais castigadas eram o Vale do Capão, Cachoeira da Fumaça, Morro do Camelo, Rio de Contas, Andaraí, Ibocoara, Ouro Verde e Rio das Rodas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 7, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure