Constâncio Vaz Guimarães (foto: WebRun)
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou em solenidade ontem (10), que a próxima edição do mais importante evento de atletismo latino americano, o GP Brasil de Atletismo, será disputado na cidade de Belém do Pará no dia 05 de maio de 2002.
O GP Brasil de Atletismo será a primeira etapa do Grand Prix Internacional de Atletismo, torneio que reune as maiores estrelas da modalidade.
Será a primeira vez que o GP Brasil vai ser realizado fora do eixo Rio-SP desde sua primeira edição em São Paulo no ano de 1985.
A cidade de São Paulo organizou o evento entre 1985 e 1994 no Estádio Constâncio Vaz Guimarães (foto), depois em 1995, o torneio foi transferido para o Estádio Célio de Barros no Rio de Janeiro onde permaneceu até a edição 2001.
O principal motivo da escolha de Belém do Pará em sediar a prova foi a decisão do Governador Almir Gabriel em construir o novo Estádio Olímpico Edgard Proença.
Entre os beneficios que esse investimento trará destaca-se: a possibilidade de descentralizar competições de nível internacional do eixo Rio-SP; o incentivo da prática esportiva, além de levar esporte, lazer e entretenimento a um novo público.
Além disso a construção de complexos esportivos como esse possibilita descobrir e formar novos talentos através do trabalho de base.
Para Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, o empenho do governo estadual do Pará foi fundamental:
“Tudo isto foi possível graças à decisão do governador Almir Gabriel de construir o Espaço Olímpico do Pará, a partir do Estádio Olímpico Edgard Proença, que contará com uma moderna pista de atletismo”, destacou Gesta de Melo.
Este texto foi escrito por: Harry Thomas
Last modified: outubro 16, 2001