Foto: Pixabay

Juquiá 2001 é último treino para a EMA na Amazônia

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Prova terá muita água  afirma  Lucas (foto: Débora de Cássia)
Prova terá muita água afirma Lucas (foto: Débora de Cássia)

A aproximadamente duas horas de São Paulo, uma cidade irá receber mais de 450 pessoas dispostas a enfrentar os seus próprios limites em uma corrida cheia de desafios. Será realizada no próximo fim de semana, na região da cidade de Juquitiba (SP) a sétima e última etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, a Juquiá 2001. A competição contará com cobertura do Webventure.

Com 45 equipes inscritas para a prova principal e 85 para a Mini Corrida, prova paralela especial para iniciantes, a Juquiá 2001 promete muitas dificuldades principalmente nos trechos de mountain bike e duck (botes infláveis para duas pessoas). Um trekking noturno deverá ser o ponto mais desgastante psicologicamente para os atletas da prova principal. Haverá também um trecho de natação. No total, a prova contará com 110 quilômetros e a previsão é de que a primeira equipe consiga completá-la em 18 horas.

“Os atletas terão de descer e subir o rio Juquiá em ducks e enfrentar descidas e subidas íngremes nos trechos de mountain bike, o que deverá cansá-los muito. O mais importante, porém, será a estratégia, já que trata-se da primeira prova do circuito em formato de expedição”, explica Lucas Gerônimo, um dos organizadores da etapa.

A característica de corridas com formato de expedição é a ausência de equipes de apoio e de “acampamentos base” onde os atletas possam se reabastecer de equipamentos e comida. “Nesta prova, as equipes precisarão sair com todo o equipamento e alimentação e só serão esperadas para apoio na chegada”, conta Lucas.

Por contar com essas dificuldades, a Juquiá 2001 é considerada por organizadores e atletas como um último e importante treinamento para a EMA (Expedição Mata Atlântica) 2001, maior corrida de aventura da América Latina que acontecerá na região da Amazônia entre 23 de novembro e 02 de dezembro.

Detalhes – A organização faz mistério em relação ao percurso da Juquiá 2001. “Como a região da corrida é muito próxima da capital paulista, de onde sai a maioria dos atletas, alguma equipe poderia tentar fazer o reconhecimento do trajeto antes da competição”, explica Lucas Gerônimo. Os detalhes da prova serão explicados somente amanhã em um briefing no Clube A Hebraica (Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, nº 115) a partir da 19h30.

Também serão mostrados todos os detalhes da Mini Corrida Juquiá, em que atletas iniciantes, ou que ainda não se considerem preparados para enfrentar uma corrida com mais de 18 horas de duração, competirão em um trajeto de 45 km nas modalidades trekking, natação e mountain bike. A largada para a Mini Corrida acontece no domingo, dia 21 de outubro. A etapa oficial do Circuito larga no sábado, dia 20.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: outubro 17, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure