Praia Brava um dos cenários da aventura (foto: Débora de Cássia)
O cenário: as belas praias de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O desafio: enfrentar os próprios limites e aproveitar todos os benefícios de uma boa aventura. A quarta edição do Ranger Eco Adventure reuniu famílias e grupos de amigos para enfrentarem estes desafios e desfrutar da beleza de belas praias neste fim de semana. O evento conta com patrocínio Ford e organização da Ecosistema, uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos.
Nosso principal objetivo é fazer com que as pessoas percebam que podem sair de casa e aproveitar alguns dias com adrenalina, em lugares belíssimos. Não é preciso largar os filhos em casa, comprar vários equipamentos ou ter um ótimo preparo físico. O importante é ter vontade de viver algo diferente, explica Demétrius Carvalho, responsável pela organização do evento.
No Ranger Eco Adventure as equipes podem ter até cinco integrantes, sendo obrigatória a presença de pelo menos uma mulher e uma criança de até 15 anos. Não trata-se de uma competição, mas de um conjunto de atividades que procura integrar essas pessoas aos esportes de aventura.
O caminho do mar – Da edição realizada no último fim de semanda participaram mais 32 equipes, separadas em percursos diferentes. A base de todas as atividades foi o hotel Itapoá, em Boiçucanga, onde estavam armadas uma parede de escalada e uma tirolesa. Nunca tinha subido em uma parede de escalada e, sinceramente, fiquei com um pouco de medo. Depois, vim fazer a tirolesa. Agora, vou fazer tudo de novo porque achei uma delícia!, conta Paulo, da equipe On The Rocks.
Também estavam sendo realizadas no hotel dinâmicas de grupo que tinham com o intuito fortalecer princípios como liderança, auto-confiaça e espírito de equipe.
Enquanto alguns times ficaram fazendo essas atividades no hotel, um grupo dirigiu-se para a praia do Caburizinho onde estava sendo realizado o sea rafting, o rafting no mar. Novidade no Brasil, a atividade foi um desafio refrescante depois de aproximadamente quarenta minutos de caminhada.
Trilha para a brava – Um terceiro grupo ainda dirigiu-se para a Praia Brava, conhecido point de surfistas da região. A trilha, alternado subidas e descidas íngremes, foi concluída por todos os times. Foi cansativo mas valeu mesmo a pena. Além do lugar ser lindo, pudemos fazer um rapel muito legal no final de tudo, conta Henri, da equipe Lamarca.
No sábado à noite, atletas, organização e os voluntários, que fazem todo apoio aos participantes, reuniram-se no hotel Itapoá para um churrasco, com direito a música ao vivo e muito bate papo sobre as descobertas e aventuras do dia. Um merecido descanso depois de um dia cheio de aventura. No domingo, as equipes fizeram um rodízio dessas mesmas atividades.
Ainda não está definida a data do próximo Ranger Eco Adventure. Para saber mais sobre a aventura, fique ligado no calendário de eventos do Webventure e visite o site www.rangerecoadventure.com.br.
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia
Last modified: outubro 29, 2001