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André Azevedo participa de rali com gás natural

Redação Webventure/ Parceiros

O piloto do Rally Paris-Dakar, André Azevedo, da Equipe BR Lubrax, disputará neste sábado, a partir das 9 horas, o primeiro rali para carros movidos a gás natural, em Recife. Ele correrá ao lado da mulher, Yara Arevalo, que será a navegadora. O roteiro da prova terá 160 quilômetros e passará nas cidades de Abreu e Lima e o Cabo de Santo Agostinho e também pelas redes de gasodutos da Copergás e Petrobras. Nesta sexta-feira à noite está prevista a largada promocional na Praia de Boa Viagem, em Recife. Após a apresentação das duplas, os veículos deveriam ser abastecidos em três postos Petrobras na orla mais famosa de Pernambuco, já valendo a contagem de pontos.

O “1º Rally Rota do Gás Natural”, como foi batizada a competição, será uma prova de regularidade, ou seja, o que vale é manter a média de velocidade determinada pela organização. Isso quer dizer que, para ganhar, o piloto não precisa correr. Os veículos utilizados devem ser exclusivamente movidos a gás natural e uma das exigências é que tenha sido convertido numa oficina credenciada. A organização do rali dividirá R$ 6 mil entre os três primeiros colocados e os 10 primeiros que chegarem ao final da prova receberão medalha e troféus.

“A iniciativa de organizar um rali de carros movidos a gás natural é muito interessante. É o primeiro passo para que outras grandes competições, como o Rally dos Sertões, também possam abrir a categoria Gás”, sugere Azevedo. Segundo ele, alguns carros a gás já estão recebendo o turbo e têm o mesmo desempenho dos veículos a gasolina e diesel. Para André, o fator meio ambiente deve ser levado em conta. “As leis de controle de poluição estão ficando cada vez mais rigorosas em qualquer lugar do Planeta e os carros a gás natural ajudam a atender as exigências ambientais”. Nos Estados Unidos e Canadá já existem automóveis originais de fábrica a gás natural.

O rali Rota do Gás Natural tem como objetivo divulgar a infra-estrutura do gás natural em Pernambuco (terceiro maior consumidor do Brasil, atrás dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo) e ainda difundir o uso do GNV (gás natural veicular) entre os proprietários de veículos particulares. Cerca de 90% dos 12 mil carros convertidos para uso do gás natural em Pernambuco pertencem a frotistas ou estão no serviço de transporte alternativo. Além disso, os organizadores da prova querem mostrar que o gás natural também é um combustível confiável e seguro para a prática de esportes.

Uso de gás natural veicular cresce

O gás natural veicular vem sendo utilizado no Brasil há aproximadamente 20 anos e popularizou-se inicialmente na região sudeste, onde hoje trafegam cerca de 260 mil veículos, sendo a frota em sua maioria destinada ao transporte alternativo (veículos tipo van), frotistas e taxistas. Mas a expansão dos gasodutos em todas as regiões do país e a existência de 200 postos, vem dando um novo impulso ao Gás Natural Veicular (GNV) no país. A expectativa é de que nos próximos 10 anos, o Brasil tenha uma frota de 1,5 milhão de veículos e 1.000 postos de abastecimento.

Gás natural X Gasolina

a) Reduz em aproximadamente 60% o custo do combustível. Comparando com a gasolina, o motorista que gasta R$100,00 de combustível por mês poderá, usando o gás natural, gastar R$ 30,00.
b) Os gastos com manutenção do veículo também são menores;
c) Aumenta os intervalos entre as trocas de óleo;
d) Prolonga a vida útil do motor, pois não acumula resíduos;
e) A reutilização do kit de conversão em caso de troca de veículo;
f) Os produtos resultantes da combustão do GNV não têm cheiro e são isentos de óxido de enxofre.
O custo maior que o proprietário tem é com a conversão do veículo. A instalação de um kit de conversão custa a partir de R$ 1.300,00.

Segurança
O GNV é um combustível seguro, desde que sejam preservadas as normas de segurança na conversão dos veículos. Esse processo deve ser realizado por oficinas credenciadas, já que em alguns casos os proprietários dos carros acham que o gás natural veicular é o mesmo gás de cozinha e tentam por conta própria, simplificar o processo, conseguindo dessa forma apenas denegrir a imagem de um produto absolutamente seguro.
A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Assessoria de Imprensa Equipe BR Lubrax
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Tels.: (11) 3675-3809 / 3865-5741
E-mail: impdakar@terra.com.br
Site oficial: www.parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: fevereiro 22, 2017

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