Foto: Pixabay

Tudo pronto para colocar o Brasil no topo do mundo

Redação Webventure/ Páraquedismo

Atletas em formação em queda livre. (foto: Divulgação)
Atletas em formação em queda livre. (foto: Divulgação)

Depois um grande planejamento que começou há mais de um ano e se intensificou nos últimos meses, 109 dos melhores pára-quedistas deste país vão estar reunidos a partir desta sexta-feira, em Taubaté (SP) para a tentativa de recorde mundial. O evento acontece no Comando de Aviação do Exército (CAVEX), com cobertura oficial do Webventure no site www.webventure.com.br/recordeparaquedismo

O objetivo é realizar uma formação com esses 109 atletas em queda livre. Detalhes: um salto desta proporção só pode ser realizado acima dos 18 mil pés, obrigando os pára-quedistas a usarem máscaras com oxigênio no interior do avião. Na queda, chega-se a atingir a velocidade de 180 km/h. E eles terão apenas 1 minuto e meio para formar a figura. O recorde só é oficial quando a figura fica estável por pelo menos três segundos.

Além da marca mundial, haverá tentativa de quebrar o recorde brasileiro, ainda na sexta-feira. Aos poucos, será aumentado o número de pára-quedistas saltando juntos até chegar aos 109, provavelmente no sábado. Neste dia, o ministro de Esporte e Turismo, Carlos Melles, vai assistir às tentativas. O público também está convidado a acompanhar o evento no local.

O atual recorde brasileiro foi quebrado em Deland (EUA), em 1998, e reuniu 65 atletas. Hoje o recorde mundial com pára-quedistas de um mesmo país pertence à Noruega, com 108 atletas.

Retrospectiva – Para poder saltar nesta altitude, os atletas selecionados para o recorde fizeram testes em câmaras hipobáricas no Rio de Janeiro para verificar suas reações ao ar rarefeito. Inicialmente, os saltos também aconteceriam no Rio, mas a organização acabou optando pela base de Taubaté, considerada uma das mais modernas do Brasil.

Desde junho foram realizados treinamentos com grupos separados na escola Azul do Vento, em Campinas (SP). O recorde terá a participação de atletas de diversos estados do país, homens e mulheres, e outro importante objetivo do evento é selecionar brasileiros para participarem de um recorde 300-way, a ser organizado pelo Arizona Airspeed.

Programação oficial

  • 13/12 – quinta-feira
    – Testes finais na câmara hipobárica e apresentação dos pára-quedistas no CAvEx (Taubaté) até as 21 horas.

  • 14, 15 e 16/12 – sexta-feira a domingo
    – Saltos

    Como chegar lá
    O CavEX fica na Estrada dos Remédios, em Taubaté (SP), na saída do km 109 da rodovia Presidente Dutra. Quem vem de São Paulo pode pegar a Dutra ou a Ayrton Senna até Taubaté e seguir pela Dutra até a saída 109. Após esta saída, siga pelas avenidas Osvaldo Aranha e São Pedro, até a Estrada dos Remédios. Quem vem do Rio, pela Dutra, deve tomar a saída 107, passar pelo túnel sob a rodovia e seguir para a avenida Osvaldo Aranha.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: dezembro 12, 2001

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure