Foto: Pixabay

Descubra um pouco mais sobre o Dakar 2002

Redação Webventure/ Offroad

O terreno pode esconder grandes armadilhas para os pilotos (foto: Equipe BR Lubrax)
O terreno pode esconder grandes armadilhas para os pilotos (foto: Equipe BR Lubrax)

O Rali Paris-Dakar, já conhecido como o maior e mais perigoso do mundo, começa no próximo dia 28 de dezembro. Neste ano, a largada será na cidade francesa de Arras, fronteira com a Bélgica, e a chegada, dia 13 de janeiro, em Dakar.

Os cerca de 400 participantes vão cruzar cinco países da Europa e África. O rali contará com 14 etapas, duas delas chamadas ‘marathon stage’, onde os pilotos terão de percorrer em média 1.500km sem poder contar com auxílio mecânico e com uma pausa de apenas 6 horas.

Mais uma vez, o Brasil estará representado pela equipe BR Lubrax, composta por Klever Kolberg (carro), André Azevedo (caminhão), Juca Bala e Luís Mingione (motos). Outros dois brasileiros, Armando Pires e Luiz Azevedo (Luizão), competirão com motos.

Obstáculos – As maiores dificuldades, mencionadas por boa parte dos pilotos, acontecerão nas etapas “maratona”. A primeira (7ª no geral) acontecerá entre as cidades de Quarzazate-Tan-Tan (Marrocos) e Zouerat (Mauritânia), nos dias 3 e 4 de janeiro. Os pilotos percorrerão 1.545 km. Haverá duas especiais, uma de 351 km e outra de 371 km, em um terreno sinuoso e arenoso. O restante, 823 km, será de deslocamento, 631 km só entre a primeira e a segunda especiais.

A segunda etapa “maratona” (13ª no geral) é considerada decisiva, pois é a penúltima de todo o rali. Ela conta com um trecho de 1.472 km entre as cidades de Tichit-Kiffa (Mauritânia) e Dakar (Senegal). Serão duas especiais, uma com 457 km e outra com 165 km. Ao todo serão mais 850 km de deslocamento. “A nossa maior festa acontece na chegada à Dakar, pois é lá que vamos ter nosso primeiro banho e um jantar com pratos e talheres em 15 dias. Será a volta à civilização” diz Klever.

O Dakar 2002 termina no dia 28 de janeiro, com a clássica etapa de Dakar. Os pilotos partirão do centro da capital do Senegal e irão até as praias para fazer a tradicional etapa do Lago Rosa.

Todas as emoções poderão ser conferidas no Webventure, na cobertura em parceria com a BR Lubrax.

Este texto foi escrito por: Samir Souza

Last modified: dezembro 21, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure