Klever Kolberg na especial de La Souterraine. (foto: Ricardo Ribeiro)
O brasileiro Klever Kolberg deixou 69 carros para trás e conquistou a 13ª posição na geral de Carros na primeira especial do Dakar 2002. No trecho cronometrado de hoje, os favoritos decepcionaram. Os atuais campeões do rali, Fabrizio Meoni (Motos) e Jutta Kleinschmidt (Carros) ficaram apenas em 11º e oitavo lugares, respectivamente, segundo o resultado oficial.
O primeiro lugar no geral ficou com Gil Fernando (Seat). A Mitsubishi terminou em segundo, com Miguel Prieto. Quem se deu bem no dia, pilotando a nova Nissan, foi Stephen Peterhansel, o terceiro colocado e seguramente está buscando o título. Ele é o maior vencedor da história do Dakar tendo conquistado seis edições nas Motos. No ano passado ele já correu nos Carros e venceu a categoria TT1.
O próprio Kolberg, ainda no Brasil, chamou a atenção para a competência de Peterhansel, que não tem sido um nome tão citado quanto Jutta, Schlesser, Masuoka e outros.
E os famosos? – Entre os previamente apontados como candidatos ao título deste ano, os japoneses Shinozuka e Masuoka e o português Carlos Souza tiveram o melhor desempenho hoje. Shinozuka foi o quarto colocado no geral, seguido por Souza e Masuoka.
O francês Fontenay, integrante da Mitsubishi, foi o sétimo, tendo logo em seguida a companheira de equipe Jutta Kleinschmidt. Jean Louis Schlesser, bicampeão do Dakar, foi apenas o 68º no total de 81 carros que largaram, pilotando a nova versão de seu buggie Kangoo, com motor a diesel e, segundo ele, com menos peso.
O resultado de hoje significa que amanhã, na especial de 35 km, Schlesser terá 67 largando à sua frente. Ou seja, vai pegar um terreno mais prejudicado pela passagem de tantos carros, muita poeira pela frente (ou lama, se chover) e terá de contar com a cooperação das dupla que alcançar pelo caminho para fazer as ultrapassagens buscando uma melhor colocação.
Na frente, como sempre – Dominadoras do Dakar 2002, as KTM já mostraram toda a sua força arrebatando os primeiros lugares nas motos nesta nova edição do rali. Pierre Quinonero (139-Production), francês, foi o mais rápido, uma surpresa. Em segundo ficou o finlandês Kari Tianen (08-Superproduction), seguido pelo espanhol Joan Roma (09-Superproduction). Richard Saint (06), bicampeão do Dakar (1999-2000), foi o 11º. O chileno Carlo de Gavardo (03), o 40º.
Mais Brasil – Entre os brasileiros, o melhor colocado foi o estreante Armando Pires (53), com a ótima 31ª posição no geral, e é o sétimo na categoria Production 1.3, a mesma que é liderada por Quinonero.
Juca Bala (44-Superproduction 2.2) ficou em 81º e, na classificação da sua categoria, é o 13º colocado. Na edição 2001, foi o campeão desta classe.
O estreante Marcelo Quelho (71-Superproduction) foi o 93º e está em 16º na mesma categoria de Juca. Seu companheiro de equipe Luizão Azevedo (72-Superproduction), o 104º. Luís Mingione, companheiro de Juca na BR Lubrax e também estreante, ficou na 148º colocação. Um total de 161 motos largaram nesta etapa. André Azevedo não participou dela: a especial foi anulada para os caminhões.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: dezembro 29, 2001