Organização cancelou a primeira etapa para os caminhões devido às más condições da pista; Klever Kolberg fica em 13o na classificação geral
La Souterraine (França) – O piloto André Azevedo ainda não estreou no Rally Paris-Dakar 2002. Devido às más condições do circuito onde seria realizada a primeira etapa cronometrada, próximo a La Souterraine, interior da França, a organização da prova resolveu cancelar a competição para os caminhões. Choveu muito na região durante a madrugada de sexta para sábado e o circuito de seis quilômetros ficou impraticável para esse tipo de veículo. Com a passagem de motos e carros, que largaram primeiro, respectivamente, o trecho era barro puro.
André Azevedo está correndo ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec com um caminhão Tatra, fabricado na República Checa. Os gostinho de largar na maior e mais difícil competição sobre rodas do mundo ficará para hoje (domingo, 30/12), entre Narbonne, na França, e Madri, na Espanha. O trecho terá 930 quilômetros no total, com uma etapa especial (cronometrada) de 35 quilômetros, entre plantações de uva de Chateau Lastours, região famosa pela produção de vinhos.
Mas se André Azevedo ficou frustrado com o fato de não estrear na 24a edição do Rally Paris-Dakar, Klever Kolberg, colega dele na Equipe BR Lubrax, tem motivos para comemorar. Ele se classificou em 13o lugar na geral ao lado do francês Pascal Larroque, seu navegador no Mitsubishi Pajero Full. Segundo o piloto brasileiro, não fosse um erro de informação da equipe francesa responsável pela preparação do carro, o resultado poderia ter sido ainda melhor. “Eles disseram que não haveria barro e por isso não coloquei os pneus especiais para essa situação”, lamentou Kolberg, que completou a volta de seis mil metros em 8m19s, 1m36s atrás da dupla vencedora, Fernando Gil e Tornabell Rafael, com um Seat Cordoba.
Motos
Nas categoria motos, os resultados dos cinco pilotos brasileiros que estão disputando o Paris-Dakar não foram dos melhores. O carioca Armando Pires, da equipe Drakar, garantiu a 30a posição com uma KTM 660 cilindradas. Juca Bala (BR Lubrax), atual campeão do Rally Paris-Dakar na categoria motos Super Production até 400 cilindradas, foi o segundo brasileiro melhor colocado (81o). Marcelo Quelho, da equipe CDI Competições, ficou em 93o, enquanto o colega dele, Luiz Azevedo, aparece em 103o. Luiz Mingione, da BR Lubrax, estreante no Dakar com uma Honda Tornado Rally 250 cilindradas, ficou em 148o entre os 161 pilotos de motos que largaram neste sábado frio e chuvoso do interior da França.
“Eu e o Juca pilotamos com cautela nesta especial, que teve muita lama. Afinal, ainda temos um longo caminho pela frente”, argumenta Mingione, que reclamou estar sofrendo com o frio e com incômoda dor de dente. O Rally Paris-Dakar terminará dia 13 de janeiro na capital do Senegal depois de percorrer cerca de 10 mil quilômetros em cinco países da Europa (França e Espanha) e África (Marrocos, Mauritânia e Senegal).
A COMPETIÇÃO NESTE DOMINGO
ETAPA 3: NARBONNE (FRANÇA) – MADRI (ESPANHA)
Domingo, 30/12/2001 – Deslo.: 25 km + Especial: 35 km + Deslo.: 870 km – Total: 930 km
A primeira moto sairá às 8 horas em frente ao teatro de Narbonne. Em seguida, os competidores irão para Château-Lastours, onde haverá uma especial de 35 km entre plantações de uvas. Depois, farão um longo deslocamento de 870 km até Madri, na Espanha.
O PARIS-DAKAR 2002
. 9.436 km no total
. 3.979 km de trechos cronometrados na África
. 2.507 km de deslocamento na África
. Um dia de descanso
. Duas etapas em forma de laço
. Duas etapas “Marathon”
. Duas etapas sem GPS,
. Um acampamento sem as peças e malas das motos
. Etapa mais longa na África: Ouarzazate – Tan Tan – Zouerat (1.541 km no total)
. Etapa mais curta na África: Dakar – Dakar (69 km)
. Especial mais longa na África: Tidjikja – Tichit (520 km),
. Especial mais curta na África: Dakar – Dakar (31 km)
. 434 competidores (170 motos, 118 carros, 35 caminhões, 55 carros de assistência e 56 caminhões de apoio mecânico).
O Paris-Dakar 2002 terá 14 etapas
A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Last modified: dezembro 29, 2001