Foto: Pixabay

Tudo volta ao normal na segunda especial

Redação Webventure/ Offroad

Klever durante a segunda especial do Dakar 2002. (foto: Ricardo Ribeiro)
Klever durante a segunda especial do Dakar 2002. (foto: Ricardo Ribeiro)

O belga De Mevius, da Nissan, foi o melhor colocado na categoria Carros na especial de hoje no Dakar 2002, quando a caravana chegou à Espanha. Foram 35 km cronometrados em meio a um vinhedo em Chateau de Lastours, na França. No total, a etapa, entre Narbonne e Madri, teve 930km. Ontem, na primeira especial da competição, em meio a muita lama, os favoritos desapontaram. Neste domingo, tudo voltou ao “normal” no rali.

Ainda nos Carros, o francês Jean Louis Schlesser (equipe Schlesser/Renault), que devido à má atuação na especial de ontem foi de 68º, sua posição na largada, ao segundo lugar. Em terceiro ficou a atual campeã do Dakar, a alemã Jutta Kleinschmidt (Mitsubishi). Na seqüência surgiram Hiroshi Masuoka (Mitsubishi) e Stephen Peterhansel, com a mesma Nissan de De Mevius, e mantendo-se entre os primeiros colocados (ontem, foi o terceiro).

As picapes Nissan teriam sido testadas para o Dakar neste circuito no Chateau de Lastours. O brasileiro Klever Kolberg já havia comentado ao Webventure que este é um local bastante conhecido sobretudo dos franceses, “pois é usado para alguns eventos de off-road e treinamentos”.

Confirmando a previsão, nas motos, a vitória foi do francês bicampeão do Dakar (1999-2000) Richard Sainct, com seu compatriota Cyrill Despres em segundo. O italiano Fabrizio Meoni, dono do título de 2001, recuperou oito posições em relação a ontem e terminou em oitavo lugar.

Para os sul-americanos, a boa notícia foi o décimo lugar do chileno Carlo de Gavardo. O vencedor de ontem, Pierre Quinonero, foi o 12º. Todos os pilotos citados anteriormente são da KTM, que, até agora, continua suprema na disputa em duas rodas.

Brasil – Entre os brasileiros, na primeira especial para os caminhões, André Azevedo aparece como décimo colocado na classificação oficial divulgada pela organização do rali. Klever Kolberg – ontem, 13º classificado na geral de Carros -, terminou em 63º. Juca Bala foi o melhor do país nas Motos: 57º colocado. Na categoria Superproduction 2.2, onde busca o bicampeonato, ele aparece em quinto.

Armando Pires foi o 59º na geral; Luizão Azevedo, o 85º. Luís Mingione terminou na 105ª posição. E Marcelo Quelho, em 124º.

Classificação – Na briga pelo título na geral de Motos, quem lidera não é nem Sainct nem Quinonero, mas o espanhol Joan Roma, mais conhecido como Nani Roma (KTM), com a atuação mais regular neste Dakar 2002. Ele foi terceiro colocado tanto hoje quando ontem. Em segundo lugar na somatória aparece Despres. Nos Carros, a primeira colocação é de De Mevius, com Jutta já em segundo.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: dezembro 30, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure