Foto: Pixabay

Pilotos largam para 2ª especial quase sem dormir

Redação Webventure/ Offroad

Acampamento onde competidores vão descansar em Tan Tan. (foto: Ricardo Ribeiro)
Acampamento onde competidores vão descansar em Tan Tan. (foto: Ricardo Ribeiro)

Os pilotos brasileiros que estão disputando a 24ª edição do Rally Paris-Dakar superaram parte do grande desafio da prova este ano, a chamada etapa “maratona”. São mais de 1.500 quilômetros com intervalo de oito horas para descanso e manutenção nos veículos. A primeira fase ligou Ouarzazate e Tan-Tan, no Marrocos, na manhã de hoje (03/01). A segunda etapa acontece na madrugada desta sexta, chegando à Mauritânia.

Este próximo trecho é um dos mais temidos pelos competidores. Carros, motos e caminhões sairão misturados, dependendo do horário de chegada de cada um na especial de hoje. Normalmente, eles partem separados.

Outra dificuldade é o obrigatório período de descanso, boa parte ainda durante o dia. No acampamento Dakar é quase impossível relaxar o suficiente. Há geradores de energia por todos os lados e turistas e visitantes tomaram conta do lugar. Um barulho é infernal. Sem contar os aviões da organização, que insistem em manter os motores ligados boa parte do tempo.

Vamos tentar… – “Não tem como dormir no meio dessa confusão toda. Mas tentaremos descansar um pouco”, esperava Klever Kolberg, antes de se recolher na barraca. Kolberg e o navegador francês Pascal Larroque (Mitsubishi Pajero Full) vão largar novamente às 2h25 (0h25 horário de Brasília). Eles terão ainda pela frente 793 quilômetros.

Kolberg perdeu tempo trocando dois pneus furados no primeiro trecho, mas mesmo assim ficou em 15º na classificação geral entre os Carros e fez o terceiro melhor tempo na categoria Super Production para carros a diesel.

Seu companheiro de equipe André Azevedo e os tchecos Tomas Tomecek e Mira Matinec ficaram em terceiro na classificação geral dos Caminhões. “Hoje foi uma etapa clássica no Marrocos, com muitas pedras e poeira densa. Estamos levando o caminhão com cuidado porque ele é totalmente novo e ainda estamos conhecendo o veículo”, contou o brasileiro.

Com informações de Ricardo Ribeiro, direto de Tan Tan (Marrocos).

Confira os horários de saída dos brasileiros*:

Carros

  • 2h25 – Klever Kolberg e Pascal Larroque (FRA) Mitsubishi Pajero Full (Equipe BR Lubrax)

    Motos

  • 1h26 – Juca Bala Honda Falcon Rally (Equipe BR Lubrax)
  • 1h34 – Armando Pires KTM 660 (Equipe Drakkar Normandia)
  • 2h30 – Luiz Mingione Honda Tornado Rally 250 (Equipe BR Lubrax)

    (*)Até às 17h30 (horário de Brasília), a organização ainda não havia computado os horários de saída de André Azevedo, nos caminhões, e Luiz Azevedo, nas motos.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: janeiro 3, 2002

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure