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Klever Kolberg e Juca Bala vencem etapa no Paris-Dakar

Redação Webventure/ Parceiros

Pilotos da Equipe BR Lubrax ganharam as respectivas categorias em etapa com 482 quilômetros na Mauritânia

Tichit (Mauritânia) – Mais uma vez o Brasil se deu bem nas areias do deserto do Saara. Klever Kolberg e Juca Bala, da Equipe BR Lubrax, venceram a etapa desta quarta-feira do Rally Paris-Dakar, entre Tidjikja e Tichit, na Mauritânia. Kolberg, com um Mitsubishi Pajero Full, foi o mais rápido na categoria Super Production para carros a diesel e ficou em oitavo na geral. Juca, atual campeão na Super Production para motos até 400 cilindradas, também venceu com uma Honda Falcon Rally. Com o resultado, Kolberg subiu uma posição na classificação geral acumulada, passando para nono. Juca pulou oito posições, assumindo a 30o lugar entre todas as motos.

A etapa de hoje teve 482 quilômetros e os competidores enfrentaram todo tipo de terreno, com pedras, areia, dunas e planícies com muitas erosões. “Se o trecho anterior tinha sido como o inferno, a de hoje foi do demônio. Estava bem mais perigosa”, resumiu Klever Kolberg, visivelmente cansado depois de 13 dias de competição.

A má notícia para o Brasil foi o acidente com o carioca Armando Pires, da Equipe Drakkar Normadia. Ainda no começo na prova, na manhã desta quarta-feira, ele caiu da moto e acionou o resgate da organização. O brasileiro foi levado de helicóptero para a tenda médica da competição no acampamento em Tichit e passou por uma bateria de exames. As primeiras informações é de que ele estava desidratado.

Armando largou por volta das 8 horas da manhã (6h horário de Brasília) de Tidjikja e nem chegou a passar pelo primeiro posto de controle da etapa, instalado no quilômetro 168 dos 482 no total. Até às 17h55 (horário de Brasília), Luiz Mingione, André Azevedo e Luiz Azevedo não tinham chegado ao acampamento em Tichit.

Etapa de quinta será como uma prova de vela

No lugar de água, dunas. Em vez de bóias, postos de controle. A etapa desta quinta-feira do Rally Paris-Dakar, em forma de laço, com largada e chegada no vilarejo de Tichit, na Mauritânia, foi inspirada em um circuito olímpico de vela. Os competidores terão que passar em três pontos, onde precisarão carimbar um cartão que comprovará a passagem por aquele local, evitando assim que alguém corte caminho.

Para saber qual rota seguir, os pilotos terão apenas a planilha (espécie de mapa usado no off road) e a ajuda da bússola eletrônica do GPS, aparelho que recebe sinais de satélite. Mas a função principal do equipamento, que é fornecer a localização geográfica exata, não estará disponível. “Eu espero que seja um dia bem interessante”, prevê Hubert Auriol, diretor geral do evento. O trecho terá 422 quilômetros cronometrados, sem qualquer deslocamento, e quase todo o piso será de areia, com boa parte de dunas.

Aliás, as dunas da Mauritânia são famosas por fazer grande número de vítimas. Desde a saída de Atar, na última segunda-feira, quando esse tipo de terreno passou a fazer parte do cenário da competição, 24 pilotos de motos abandonaram em apenas duas etapas, de um total de 11. Até agora, 63 motocicletas pararam. Dos 42 competidores em carros que voltaram mais cedo para casa, 11 ficaram pelo caminho entre Atar e Tichit. Em 13 dias de muita poeira pelo deserto do Saara, na África, 109 dos 434 veículos inscritos inicialmente já abandonaram a corrida.

ETAPA 12: TICHIT – TICHIT (MAURITÂNIA)
Quinta-feira, 10/01/2002 – Especial: 422 km – Total: 422 km

Segunda etapa em forma de laço. A especial foi traçada sob o princípio de um circuito olímpico de uma prova de vela, com os postos de controle substituem as bóias. Ela se desenrola ao norte de Tichit.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: janeiro 9, 2002

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Redação Webventure
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