O Paris-Dakar 2002 está completo, com todos os tipos de situações. Primeiro, o frio na Europa, depois uma tempestade de areia e agora chuva no deserto
Kiffa (Mauritânia) O Rally Paris-Dakar chega hoje (sábado) ao Senegal, ponto final da maior aventura do mundo. Na sexta-feira os competidores largaram na primeira fase da etapa Maratona, com 1.500 quilômetros, divididos em dois dias. O trecho teve 473 quilômetros no total, sendo 467 cronometrados, entre Tichit e Kiffa, na Mauritânia. Depois de finalizada esta etapa inicial, os pilotos tiveram apenas oito horas de descanso, saindo em seguida para Dakar. A primeira moto largaria às 22 horas (20h horário de Brasília). Já o trajeto entre Kiffa e Dakar terá 1.011 quilômetros, mas a maioria é deslocamento, com 846.
Os organizadores da prova já avisaram que a última etapa antes da chegada a Dakar será longa e difícil. E chama a atenção para um trecho de 200 quilômetros que está em péssimas condições. Outra dificuldade é o grande número de pistas paralelas, o que pode confundir os mais desatentos. Resumindo: nada ainda está definido no Dakar 2002 e tudo pode acontecer no penúltimo dia de prova. Quem resistir a tanto sofrimento terá mais uma etapa amanhã (domingo), com largada e chegada a Dakar. Serão 69 quilômetros na praia e entre as margens do Lago Rosa. A distância parece insignificante perto dos quase 10.000 percorridos nas trilhas da França, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal.
O Paris-Dakar está completo este ano e os participantes enfrentaram todo tipo de situação desde a largada em Arras, dia 28 de dezembro. É uma surpresa a cada dia. Depois da tempestade de areia na etapa de anteontem (quinta-feira), ao redor do vilarejo de Tichit, o que dificultava a visão principalmente para a localização de referências no caminho, ontem (sexta) foi a vez da chuva. Isso mesmo, chuva no deserto! Em Kiffa não chovia desde agosto e o rali trouxe água. Aqueles que já tinham guardado as roupas de frio tiveram que abrir as malas novamente. Afinal, conforme o rali se aproxima do Senegal, a temperatura sobe cada vez mais, passando dos 40 graus.
Incentivo
Nestes dois últimos dias do Paris-Dakar, o torcedor brasileiro pode mandar mensagens de incentivo para os representantes do país que estão disputando o maior rali do mundo. Para enviar um recado para Klever Kolberg, Juca Bala, Luiz Mingione e Luiz Azevedo basta acessar o site oficial da Equipe BR Lubrax (www.parisdakar.com.br), clicar na área Fórum e digitar o texto. Com um telefone via satélite Nera conectado a um notebook, é possível navegar na internet diretamente do deserto e ler mensagens enviadas.
Produzido em parceria com o Webventure (www.webventure.com.br), o site conta ainda com galeria de fotos exclusivas, reportagens, mapas, currículos dos pilotos, principais resultados e artigos exclusivos sobre o Paris-Dakar.
Brasileiros
Antes da etapa Maratona, que terá o resultado oficial divulgado apenas no final do dia de hoje (sábado) após a conclusão dos dois estágios, Luiz Mingione, da Equipe BR Lubrax, era o brasileiro melhor colocado depois do trecho Tichit-Tichit. Ele é o líder da categoria motos Super Production até 250 cilindradas com uma Honda Tornado Rally. Na geral acumulada, é 48o.
Klever Kolberg aparece como vice-líder entre os carros da Super Production a diesel e oitavo na geral acumulada com um Mitsubishi Pajero Full. Juca Bala é segundo nas motos Super Production até 400 cilindradas e 28o na geral com uma Honda Falcon Rally. Luiz Azevedo, da Equipe CDI Competições, é o sexto no mesmo grupo de Juca Bala, e o 53o na geral.
A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Last modified: janeiro 11, 2002